terça-feira, 10 de março de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Ao assistir o filme confesso que esperei que ele fosse um pouco mais além do livro, mas esta é uma adaptação que o diretor Fernando Meirelles se apegou aos mínimos detalhes do que Saramago esceveu. O filme é envolvente e a sensação da cegueira que ele causa no espectador pode ser visto nas cenas de total caos quando os personagens perdem-se na cidade.
O Filme:

Uma epidemia de cegueira atinge uma cidade, fazendo com que as pessoas exponham cada vez mais seus instintos primitivos. Dirigido por Fernando Meirelles (Cidade de Deus) e com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Sandra Oh e Gael García Bernal no elenco.

Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

Ficha Técnica :

Título Original: Blindness Gênero: Drama Tempo de Duração: 120 minutosAno de Lançamento (Brasil / Canadá / Japão): 2008 Direção: Fernando Meirelles, baseado em livro de José Saramago Elenco: Mark Ruffalo (Médico) Julianne Moore (Esposa do médico)Yusuke Iseya (Primeiro homem cego)Yoshino Kimura (Esposa do primeiro homem cego) Alice Braga (Garota com óculos escuros)Don McKellar (Ladrão)Maury Chaykin (Contador)Danny Glover (Homem com venda preta no olho / Narrador)Gael García Bernal (Rei de Ward 3)

http://www.youtube.com/watch?v=J6oW64PrmUM

2 comentários:

Luzardo Viana disse...

prof. eu vo assiste esse filme viu ate maiss

taniafurlanis disse...

alunos da 8 serie podem assistir?