quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

É "A Sociedade do Espetáculo"...

Esses filósofos e sua tarefa de criticar o mundo e preconizar os modelos futuros.
Diante do que estamos vivendo me veio a mente as célebres palavras de Guy Debord (1931-1994) em A Sociedade do Espetáculo sobre essa inversão de valores e a supervalorização das imagens em contraposição à realidade "Nua e Crua" (como tão bem mencionava Nelson Rodrigues). É muito fácil digerirmos nos noticiários os efeitos das "Guerras Santas" nos países do Oriente Médio, as guerrilhas étnicas nos países da África, os litígios entre católicos e protestantes na Irlanda, os movimentos separatistas na Espanha, as guerrinhas colombianas e os embates entre a polícia, os narcotraficantes (e agora milicianos) no Rio de Janeiro. Até então assistíamos tais fatos apenas como mais uma notícia externa, algo que acontece somente com o vizinho.
Mas, começamos 2012 com o Ceará em meio a um "Fogo Cruzado", aonde o diálogo entre os representantes da Polícia e do Estado, inicialmente não pôde ser travado e a sociedade tornou-se refém do CAOS e da proliferação de boatos advindos do pânico decorrente de um "Efeito Manada" onde todos nos deixamos ser levados pela "Violência Instrumentalizada".
Para Guy Debord, "O espetáculo consiste na multiplicação de ícones e imagens, principalmente através dos meios de comunicação de massa, mas também dos rituais políticos, religiosos e hábitos de consumo, de tudo aquilo que falta à vida real do homem comum: celebridades, atores, políticos, personalidades, gurus, mensagens publicitárias – tudo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia. O espetáculo é a aparência que confere integridade e sentido a uma sociedade esfacelada e dividida.
Agora que tudo, aparentemente, parece voltar ao controle esperamos que as consequências do que passou possam nos alertar para o perigo que é a "Desinformação", como bem colocou Debord, "Não a desinformação como negação da realidade, e sim um novo tipo de informação que contém uma certa parte de verdade, o qual será usado de forma manipulatória."
Em suma, a desinformação seria o mau uso da verdade. E, o mundo da desinformação é o espaço onde já não existe mais o tempo necessário para qualquer verificação dos fatos.
Assim aconteceu, os boatos foram sendo multiplicados e a população foi se deixando levar pela onda de agitação do medo e sem ter tempo para conferir a veracidade dos acontecidos, a saída foi nos enclausurarmos enquanto os bandidos faziam seus "arrastões."

Um comentário:

Djaelson Gomes disse...

Muito bom seu Blog.
Gostaríamos de ter o senhor como seguidor do nosso e faremos o mesmo no seu.
Parabéns!

www.franciscosapentecoste.blogspot.com