segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Grafite é Arte.. Pichação é vandalismo!!!

O grafite convida à reflexão. O que é? Qual o significado? Que motivação teve o artista? Há uma ideologia por trás dessa imagem? Aonde quer chegar o realizador dessa arte com a pintura proposta? Por que não utilizar essa arte como mote para o trabalho em sala de aula?
Na nossa escola (http://www.escolajosealexandre.blogspot.com/) procuramos conscientizar nossos alunos para o seguinte princípio:
GRAFITE É ARTE, PICHAÇÃO É VANDALISMO!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Inscrições grátis: II Simpósio História da Mídia do Nordeste vem aí

O Instituto de Referência da Imagem e do Som (IRIS) está com inscrições abertas e gratuitas, até 10 de outubro, para o II Simpósio História da Mídia do Nordeste, a ser realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O interessado só precisa acessar o site www.midianordeste.org.br e preencher o cadastro.

Nesta edição, o Simpósio tem como tema “Televisão: 60 anos de Brasil, 50 de Nordeste”. Entre os convidados para conferências, palestras e debates estão Ana Goulart, Maria Helena Capelato, Marcelo Canellas, Gilmar de Carvalho, Mirta Varela e outros profissionais de comunicação e pesquisadores do campo da história da mídia.
Fonte: http://blog.jangadeiroonline.com.br/

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Institutos federais devem ter mais autonomia na contratação de professores

Três decretos publicados nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da União visam a dar mais autonomia aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia para a contratação, por meio de concurso público, de professores e técnicos administrativos. Decretos com atribuições semelhantes para as universidades federais foram assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho passado.

Novidades
No que se refere ao ingresso de profissionais, será criado um banco de servidores, que serão convocados para substituição, nos casos de aposentadoria ou exoneração, dispensada a autorização dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação.

Entre as mudanças, consta a garantia de que os recursos ainda disponíveis nas instituições não precisam ser devolvidos à União. Poderão ser aplicados no ano seguinte, desde que na mesma atividade para a qual foram destinados, mediante existência de superávit financeiro da União.

O decreto referente à autonomia define também estratégias de estímulo a políticas de apoio a escolas de educação básica, a programas de extensão e à produção de conhecimento científico. A distribuição dos recursos estará vinculada a esses parâmetros. Os decretos são resultado de um termo de metas firmado por todos os 38 institutos federais com o Ministério da Educação.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cerimônia de Posse dos Professores - SEDUC

Os 2.120 novos professores empossados na manhã de hoje, dia 20, em Fortaleza, durante cerimônia realizada com a participação da secretária Izolda Cela, iniciam suas atividades nas escolas públicas da rede estadual na capital e no interior a partir do dia 1º de outubro. Ainda nesta segunda-feira, às 15 horas e 18 horas, haverá posse de mais 968 profissionais, respectivamente, em Juazeiro do Norte e Sobral. Os 3.088 professores foram aprovados no último Concurso Público realizado pelo Governo do Estado.

A secretária Izolda Cela deu as boas vindas à nova equipe e falou dos desafios da educação. Lembrou que a juventude do Ceará está na maioria na rede estadual e isso significa que operamos numa população que tem muita energia e quando é dada oportunidade é capaz de grandes realizações, mas também é vulnerável devido às questões sociais.

Izolda Cela observou que as escolas ainda apresentam muitas desigualdades. “Mas em nenhuma gestão anterior viu-se o esforço que fizemos para melhorar essa estrutura com investimentos recordes dentro dos limites de orçamento e ritmos da burocracia” - frisou. A dirigente explicou ainda que está em andamento um trabalho voltado à readequação do Plano de Cargos e Carreiras da categoria.

Durante o evento, Idelson de Almeida, professor da disciplina de Sociologia, assinou o termo de posse e desejou bom desempenho a todos os colegas. A aluna Yasmin Melo, do curso de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Albano, representou os estudantes da rede e disse ter orgulho dos professores que vão formá-los nas escolas profissionais e de ensino médio. Em nome dos gestores, a diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, Corina Bitú, falou da importância dos educadores no cotidiano escolar e lembrou que juntamente com os bombeiros e os médicos, os professores são os profissionais mais confiáveis em diversos países do mundo.”Por isso, temos muito a comemorar”.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Metade dos jovens cearenses entre 18 e 24 anos não estuda, diz pesquisa

18 anos é uma idade marcante na vida das pessoas, afinal é neste período que muitos jovens iniciam sua vida acadêmica. Porém a Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17), indica que quase metades dos jovens cearenses(49,7%), com idade entre 18 e 24 anos, só trabalham. O percentual no Nordeste é de 42,4%.

Ainda no Ceará, apenas 12,7% dos jovens desta faixa etária só estudam. 13% trabalham e estudam, enquanto 19,7% cuidam de afazeres domésticos. 5% dos jovens não exerce nenhuma atividade. Os dados são referentes ao ano de 2009.

Outros números da Educação
Entre os estudantes cearenses que estão no Ensino Fundamental, 84,4% cursam em escolas públicas (Nordeste – 87,3% e Brasil – 87,1%), contra 15,6% em particulares. No Ensino Médio, o percentual é semelhante: escola pública – 86,7% e particular 13,3%.

Já quando o assunto é o Ensino Superior, a situação se inverte: 61,5% estudam em instituições particulares, contra 13,3% que têm acesso ao ensino público.
Fonte: http://blog.jangadeiroonline.com.br/

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Seduc divulga orientações sobre a posse dos concursados

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga as orientações sobre a posse dos concursados nomeados no Concurso Público para Professor Pleno I. A solenidade acontecerá no dia 20, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Na Capital, às 8 horas, no Centro de Convenções, deverão tomar posse os professores lotados nas escolas de Fortaleza, e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Quixadá, Russas, Horizonte, Baturité, Canindé e Maracanaú.

Em Juazeiro do Norte, a partir das 15 horas, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro, será a vez dos professores lotados nas Credes de Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Senador Pompeu e Jaguaribe.

Já em Sobral, às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, acontecerá a solenidade de posse dos professores das Credes de Tauá, Crateús, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú e Itapipoca.

Fonte: http://portal.seduc.ce.gov.br/

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que você acha de mais um feriado nacional???

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, poderá passar a ser comemorado como feriado nacional. Projeto nesse sentido deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, sem seguida, apreciado em Plenário.

A data já reconhecida e celebrada como feriado em 225 cidades de 11 estados. O dia 20 de novembro foi escolhido por ter sido a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.

Feriados
Caso o Senado aprove o substitutivo da Câmara, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será o nono feriado nacional, juntamente com as seguintes datas: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Há ainda quatro datas comemorativas móveis, as quais, embora popularmente conhecidas como feriados nacionais, não são reconhecidas como tal pela legislação brasileira – Terça-Feira de Carnaval, Sexta-Feira da Paixão, Domingo de Páscoa e o Corpus Christ.

Fonte: Agência Senado

Na minha opinião: Será que consciência tem cor??? com atitudes assim não estaríamos legitimando a discriminação e confirmando a visão europeizada de que o negro é inferior ao branco que foi "pintada" pela História???

O que é preciso para ser um filósofo?

Entre as dezenas de respostas que encontramos, colocamos a seguir a que Husserl em Meditações Cartesianas.

Quem quiser realmente se tornar filósofo deverá, uma vez na vida, voltar-se para si mesmo e, no seu interior, tentar derrubar todas as ciências admitidas até agora e tentar reconstruí-las. A filosofia_ a sabedoria-_é, de certa forma, um caso pessoal do filósofo. Deve constituir-se enquanto sua, ser sua sabedoria, seu saber que, embora tendendo ao universal, é adquirido por ele, e que ele deve poder justificar desde sua origem e em cada uma de suas etapas, baseando-se em suas intuições absolutas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A novidade

"Porque se chamava moço
Também se chamava estrada
Viagem de ventania...
Porque se chamava homem
Também se chamava sonhos
E sonhos não envelhecem..."
(Milton Nascimento)

sábado, 11 de setembro de 2010

O que é o FIES?

Recentemente o Ministério da Educação (MEC) divulgou que “a exigência de fiador para o Fies vai acabar“. Mas você sabe o que é o Fies, como pedir, quem pode se candidatar ou qual a taxa de juros do financiamento? O FIES surgiu como uma ótima opção para quem pensa em fazer um curso superior, mas que não dispõe ainda de dinheiro para pagar. O MEC dá algumas orientações. Se informe, as oportunidades estão aí!

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. O FIES foi criado em 1999 e a partir deste ano passa a funcionar com importantes mudanças que facilitaram ainda mais a contratação do financiamento por parte dos estudantes.

Quem pode se candidatar ao FIES?

Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do Programa.

O estudante somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado. Não serão considerados regularmente matriculados os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas durante o período de inscrição no FIES.

Qual é a taxa de juros do FIES?

A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Existe um percentual mínimo de financiamento pelo FIES?

O percentual mínimo de financiamento pelo FIES no momento da inscrição é de 50% (cinquenta por cento) do valor dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino.


Como faço para me inscrever no FIES?

A partir de agora, o FIES terá fluxo contínuo, ou seja, o estudante poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso no site do MEC.

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: inscrição no SisFIES

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2º passo: validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

3º passo: contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer em até 20 (vinte) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da inscrição, em um dos Agentes Financeiros (instituição bancária) vinculados ao FIES para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção: Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados. No caso do término do prazo ocorrer em final de semana ou feriado nacional, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente.

MEC tem 12 mil vagas autorizadas e deve lançar concursos até dezembro

Criadas para suprir a demanda das 214 novas escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (veja abaixo), as oportunidades serão distribuídas entre os cargos de professor e servidor técnico-administrativo

Quem quer atuar na área de educação tem ótimas expectativas ainda neste ano. O Ministério da Educação (MEC) conta com mais de 12 mil vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e planeja lançar concursos públicos até dezembro. Criadas para suprir a demanda das 214 novas escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (veja abaixo), as oportunidades serão distribuídas entre os cargos de professor e servidor técnico-administrativo.

De acordo com a assessoria de comunicação do MEC, das 214 escolas criadas pelo programa, 34 ainda estão em obras. “Portanto, há possibilidade de outros concursos serem lançados neste ano. Além disso, outras seis mil vagas devem ser autorizadas para atender a demanda das escolas”, informou a pasta.

No dia 3 de agosto, o MEC publicou no Diário Oficial da União a distribuição de 1.423 oportunidades, entre os cargos de professor de educação básica e de técnico-administrativo em Educação. O setor de Gestão de Pessoal do órgão explicou que a medida demonstra a intenção da pasta em alavancar a educação técnica em todo o país. “São os primeiros passos dos concursos que estão por vir”, informou a assessoria de imprensa.

A Rede
Criada em 1909 pelo governo federal, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica oferece cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado em todo o país.

De acordo com o MEC, a rede federal vivencia a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Há sete anos, o Ministério da Educação iniciou a construção de 214 unidades previstas em seu plano de crescimento. A previsão é de que todas as unidades sejam concluídas até dezembro, com investimento total de R$ 1,1 bilhão. A expectativa é que sejam criadas 500 mil vagas em todo o Brasil.

Fonte: CorreioWeb

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

governador Cid Gomes assinou a nomeação dos professores concursados

Confirmada informação divulgada pelo Sindicato APEOC: sai nomeação de professores concursados

Após insistentes reivindicações do Sindicato APEOC, o governador Cid Gomes assinou a nomeação dos professores concursados que vão atuar na rede pública estadual de ensino. Confirmada, portanto, a informação divulgada pelo Sindicato APEOC nesta semana, após audiência do Sindicato e professores concursados na Seduc, com Marta Emília, coordenadora de gestão da Secretaria de Educação.

O governo divulga a posse coletiva dos professores para o próximo dia 20/09/2010 e o início do exercício em cada escola no dia 01/10/2010. A nomeação dos professores será publicada no Diário Oficial do Estado do próximo 13/09/2010.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia de luta em defesa do concurso público

O Sindicato APEOC e comissão de professores concursados tanto da Rede Estadual de Ensino, quanto da Rede Municipal de Fortaleza desenvolveram ontem, 08 de setembro de 2010, várias atividades em defesa do Concurso Público. As primeiras atividades ocorreram logo pela manhã.

Primeiramente o Sindicato APEOC e a coordenação de professores concursados do município de Fortaleza, cumprindo agenda deliberada na última plenária do movimento, estiveram reunidos com a Assessora do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Rose Conti.

O objetivo do movimento foi cobrar da SME a convocação dos professores que compõem o Cadastro de Reserva que, conforme prevê o edital do concurso (Edital nº 0050/2009), poderá ser acionado sempre que ficar comprovada a carência definitiva e, como sabemos, o número de carências definitivas é crescente no município de Fortaleza, principalmente em razão das aposentadorias. Pois bem, na Audiência, a partir de nossa cobrança, foi dito que o levantamento das carências definitivas já foi concluído e que o edital de convocação dos professores já se encontra na Procuradoria Geral do Município para análise de praxe. O Sindicato reforçou a cobrança de publicação do Edital de Convocação dos professores.

Em seguida, o Sindicato APEOC, através do Diretor Anizio Melo, participou de atividade dos professores concursados na Assembléia Legislativa, que tinha como objetivo a NOMEAÇÃO IMEDIATA DE TODOS OS PROFESSORES CONVOCADOS.

Depois dessa atividade, os professores concursados do Estado que cobram a nomeação estiveram no Sindicato APEOC, e em seguida se deslocaram até a Secretaria da Educação do Estado- SEDUC, onde mantiveram audiência com a professora Marta Emilia, Coordenadora de Gestão de Pessoas - COGEP desse Órgão.

O Sindicato APEOC, através dos Diretores Anizio Melo e Reginaldo Pinheiro, juntamente com a Comissão de Professores, cobrou da SEDUC informações sobre o processo de nomeação e inicio do exercício nas Escolas Estaduais.

A Coordenadora informou que TODOS OS ATOS DE NOMEAÇÃO encontram-se no Gabinete do Governador desde o último dia 25 e que hoje à tarde (dia 08 de setembro) ou amanhã (dia 09 de setembro) os atos seriam assinados. Em seguida, os atos seguirão para a Casa Civil para a publicação no Diário Oficial do Estado.

A previsão de posse é para o dia 20 do corrente mês, e o início do exercício está previsto para o começo do mês de outubro.

Os professores e o Sindicato APEOC se manifestaram pela nomeação imediata dos profesores.

Para dar encaminhamento à luta pelo CONCURSO PÚBLICO, o Sindicato APEOC convoca todos os professores concursados da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Rede Estadual de ensino para Plenária no próxima sábado, dia 11 de setembro, às 14 horas, na Sede do Sindicato APEOC.

A palavra de ordem é: CONVOCAÇÃO E NOMEAÇÃO JÁ!

Participaram da reunião SEDUC: Tiago Sampaio, Manoel Jarbas, Marcos Renan, Leal Pereira, Débora Klippel, Vinicius Araújo, Francisco Alberto, Marta Emilia, Anizio Melo e Reginaldo Pinheiro.

Fonte: http://www.apeoc.org.br

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nosso Lar: Veja revela ignorância e preconceito

O filme “Nosso Lar” vem sendo elogiado pelo público espírita. Digo isto pelos comentários que escuto de todos que assistiram. Já alguns jornalistas que escrevem para revistas e jornais), às vezes, por falta de informação ou por puro preconceito debocham das narrativas sobre o mundo espiritual. Eis que o escritor e confrade Richard Simonetti ( que já escreveu artigo falando sobre a descompostura da revista Superinteressante com relação ao médium Chico Xavier), desta vez, escreveu carta à mesma Editora Abril que fez uma análise debochada do filme “Nosso Lar”, publicada na revista Veja. Abaixo, na íntegra, com grifos meus:

Com 48 obras publicadas, o escritor Richard Simonetti completará 75 anos dia 10/Outubro

“Senhor redator,

Como espírita, assinante dessa revista há muitos anos, lamento o tom de deboche que caracterizou sua reportagem sobre o filme Nosso Lar, o que, diga-se de passagem, também está presente em matérias sobre outras religiões. Nesse aspecto, VEJA é uma revista coerentemente debochada. Não respeita a crença de nenhum leitor.

Pior são os erros de apreciação sobre a Doutrina Espírita, revelando ignorância do repórter, uma falha perigosa, porquanto coloca em dúvida outras matérias e informações. Como saber se os responsáveis estavam preparados para escrevê-las, evitando fantasias e especulações?

Para sua apreciação, senhor redator, algumas “escorregadelas” do repórter:

a) Grafa entre aspas o verbo desencarnar. Só teria sentido se ainda não houvesse sido dicionarizado. Por outro lado, noventa por cento dos brasileiros são espiritualistas, isto é, acreditam na existência e sobrevivência do Espírito. Este ser imortal desencarna, jamais morre. A minoria materialista, que acredita que tudo termina no túmulo, certamente terá surpresas quando “morrer”.

b) Fala em cordilheira de ectoplasma onde se situaria Nosso Lar. De onde tirou isso? Ectoplasma é um fluido exteriorizado pelos médiuns para trabalhos de materialização. Os físicos, esses visionários cujas “fantasias” acabam confirmadas pela Ciência, falam hoje que há universos paralelos, que se interpenetram, semelhantes ao nosso. A partir daí não é difícil imaginar o mundo espiritual descrito por André Luiz como parte de um universo paralelo com seres e coisas semelhantes à Terra, feitos de matéria num outro estado de vibração, não um mundo “ectoplasmático”, mas de quinta-essência material. Nada de se admirar, portanto, que em cidades desse mundo existam pessoas com “uma rotina parecida com a dos vivos: comem, bebem, trabalham e moram em casas modestas ou melhorzinhas”. Espirituoso esse “melhorzinhas”. Imagina o repórter que o Espírito é uma fumaça sem forma, sem consistência, habitando um nada?

c) Situa o aeróbus, um transporte coletivo que voa, como algo improvável. Menos mal que não tenha escrito impossível. De qualquer forma, ignora, certamente, que pesquisadores estão aperfeiçoando veículos dessa natureza, em alguns países, como solução para os problemas de trânsito e que no universo paralelo, o mundo espiritual, de matéria quinta-essenciada, é muito mais fácil resolver problemas relacionados com a gravidade. Ou, imagina que tudo flutua por lá?

d) Diz jocosamente que “o visual da colônia dos espíritos de luz comprova: o brasileiro pode até se livrar do inferno, mas não escapa nem morto da arquitetura de Oscar Niemeyer. A cidade fantasmática de Nosso Lar é a cara de Brasília…” Não se deu ao trabalho de comparar datas e não percebeu que, mais apropriadamente, Brasília copiou Nosso Lar, visto que a cidade espiritual foi descrita por André Luiz em 1943, enquanto a construção de Brasília foi planejada e ocorreu no governo de Juscelino Kubistchek, de 1956 a 1961, inaugurada em 1960.

Quanto ao mais, seria recomendável aos repórteres de VEJA o benefício de um estudo acurado e sem prejulgamento do livro que deu origem ao filme, psicografado por esse atestado vivo de integridade e amor à verdade, que foi o médium Chico Xavier, para compreenderem qual é o objetivo dessa magistral obra, como resume o Espírito Emmanuel, no prefácio:

André Luiz vem contar a você, leitor amigo, que a maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência, onde edificamos o céu, estacionamos no purgatório ou nos precipitamos no abismo infernal; vem lembrar que a Terra é oficina sagrada, e que ninguém a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o próprio coração.”

Fonte: http://blog.opovo.com.br/conexaoespirita por Jânio Alcãntara

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Assédio moral afasta docentes das salas de aula

Casos recorrentes preocupam alunos, pais, gestores e outros integrantes da comunidade escolar

Com frequência, problemas de saúde afastam professores das salas de aula e as doenças vocais são as queixas mais rotineiras. No entanto, um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se) revelou que 70% dos casos de licenças dos professores podem estar associados a assédio moral.

De acordo com a coordenadora da Associação de Servidores da Secretaria da Educação do Ceará (Assec), a situação é grave e os maus-tratos já fazem parte da rotina dos educadores, bem como situações humilhantes e constrangedoras, que se repetem durante o ano letivo.

Para o secretário de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc), Sérgio Bezerra, os casos não são individuais, chegando a um grande número de escolas reclamantes, especialmente na rede pública. O que pode ser explicado, segundo Bezerra, pela sobrecarga de cobrança por melhores resultados por parte dos gestores.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), um projeto de acompanhamento de doenças funcionais tem sido feito e os dados apontados em relatório não comprovam que o assédio moral seja a maior justificativa para licença médica. Entretanto, somente neste ano, duas denúncias de grande repercussão em escolas públicas já foram levadas à Seduc. Numa delas, a comunidade escolar está realizando protestos contra a direção. Trata-se da Escola de Ensino Fundamental e Médio Anísio Teixeira.

A comunidade escolar acusa a direção de atos severos e destemperados que, segundo ela, tem prejudicado a escola. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará, um manifesto ocorre hoje, na unidade, tendo como ápice da programação um abraço simbólico no prédio.

Ouvidoria

Segundo funcionários, na manhã de ontem, a Seduc começou um processo de ouvidoria, na tentativa de averiguar os problemas na unidade. Ainda ontem, a direção da escola foi procurada pelo Diário do Nordeste, mas não houve pronunciamento.

De acordo com o coordenador, João Fontenele, a diretora não estava presente e só ela poderia dar respostas sobre o caso. Funcionários afirmam que o problema já havia sido comunicado à Superintendência de Educação de Fortaleza.

O outro caso, ainda aberto, é o da Escola de Ensino Profissionalizante Juarez Távora. Em maio deste ano, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará uma portaria com abertura de sindicância escolar na unidade de ensino. A fim de dar continuidade aos processos instaurados no mesmo ano, uma comissão foi formada para levantar dados sobre denúncias feitas ainda em abril.

ALERTA

"Os casos não são individuais, chegando a um grande número de escolas reclamantes"
Sérgio Bezerra
Secretário de Assuntos Educacionais da Apeoc

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Seminário de Disseminação dos Resultados do SPAECE 2009

O Sistema de Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, tem como um dos seus objetivos, monitorar as políticas educacionais do nosso estado. Ontem foram realizadas as oficinas de apropriação e utilização dos resultados com as escolas que compõem a 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE (Maracanaú-Ce). O encontro contou com a participação do núcleo gestor e de professores de português e matemática.

Um Ótimo Mês para Todos