quarta-feira, 30 de março de 2011

Melhor Assim...

A vida nos guarda surpresas que em cada momento nem sabemos o que poderá nos acontecer, é como se estivéssemos em um jogo onde o ganhar sempre será o mais importante. Mas se pararmos para observar que em um jogo poderemos também perder ou empatar teremos outras possibilidades de existência que nos lançará a outros estados de consciência. Fico a imaginar quantas bobagens já fiz pelo simples fato de não ter tido um pouco mais de paciência para esperar o momento certo de agir ou de deixar o fato ser consumado. Com o passar dos dias vou aos poucos percebendo o quanto fui tolo por ter acreditado em algumas pessoas apenas pela simples aparência exterior e o pior de tudo é ter sido sincero o máximo que pude e depois não ter tido uma retribuição de ao menos um pouquinho de gratidão. Dói quando estamos a remoer nossos rancores que consomem nossos pensamentos, mas é prazeroso quando nos damos conta de que em um determinado momento podemos dar um basta e controlar a situação através do esquecimento. No final do dia quando o crepúsculo prepara a chegada da noite e que a escuridão começa a tomar forma é que os sentimentos aprisionados pelo decorrer da pressa batem ao coração como que querendo entrar sem pedir licença. Estamos sozinhos e temos que encarar frente a frente todos os “fantasmas” da memória que pululam em nossa volta. É como se todo o medo do que vai acontecer se misturasse a vontade dos desejos e impulsos que sabemos que não podem ser concretizados devido às convenções impostas. Um momento, apenas um instante é o que almejamos para que tudo possa ser realizado e “congelado” naquele instante. É como uma criança que não quer largar o seu doce pois tem medo de que ele não volte nunca mais, é assim que me sinto, e é assim que tento retardar o tempo para que o prazer seja perene, sem o estanque dos compromissos e sem se preocupar com o “mundo dos mortais”. Além da minha impaciência penso que também tenho que controlar essa vontade incessante que querer mais e mais e procurar me contentar com o que eu julgo ser pouco, mas que para o momento é necessário... Para que eu possa ser feliz,

Vai ser melhor assim...

terça-feira, 29 de março de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

Apresentação de conclusão Pós-Graduação - UFJF

No dia 26/03/2011 finalmente concluímos o Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública promovido pela Seduc-Ce em parceria pelo Caed/UFJF... O próximo passo é o mestrado.

"Pela simples razão de que tudo depende de determinação... Determine, rapaz onde vai ser seu curso de pós-graduação..." (Gilberto Gil )







quinta-feira, 24 de março de 2011

Estou Assistindo: Filhos do Carnaval

Conheça Anésio Gebara (Jece Valadao), dono de uma escola de samba no Rio de Janeiro e o chefe de uma rede ilegal de jogo. Visto como uma figura de “Don Corleone”, Gebara mantém uma relação extremamente complicada com os seus quatro filhos. No seu 77.º aniversário, Gebara recebe a pior notícia da sua vida: o seu filho preferido cometeu um suicídio. A partir deste momento, os outros três filhos são deixados ao acaso para resolver todas as confusões e encontrarem um lugar neste mundo. Mas será que conseguirão estar à altura do falecido filho e, ao mesmo tempo, manter a ordem no universo complicado de Gebara?

A HBO Latina apresenta esta nova mini-série dramática sobre uma família brasileira moderna no mundo do crime. Passada no Rio de Janeiro, ‘Filhos do Carnaval’ conta a história do chefe do crime Anésio Gebara e dos seus quatro filhos: Anesinho (Felipe Camargo), o seu cúmplice preferido e de maior confiança; Claudinho (Enrique Díaz), o empresário de 33 anos; Brown (Rodrigo dos Santos), um baterista talentoso; e Nilo (Toghum), o seu leal guarda-costas. Mas, rapidamente, de quatro passam a três filhos, quando Anesinho, um dos seus filhos legítimos, se suicida com um tiro no coração. Com este grave e triste incidente na família, os irmãos de Anesinho vão ter de “arrumar” toda a confusão e encontrar um lugar no mundo de Gebara. Todos os seus conflitos, reencontros e colisões acabam por vir ao de cima segundos antes do começo do Carnaval do Rio de Janeiro.

‘Filhos do Carnaval’ apresenta uma grande originalidade visual, alternando entre verdadeiros “postais” cariocas repletos de cor, com imagens em tons sépia, preto e branco de modo a que cada efeito visual crie o seu clima particular. Uma série com uma história impactante e, ao mesmo tempo, subtil.
Fonte: http://foxnext.canais-fox.pt/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lealdade canina emociona japoneses

Todo mundo conhece a fidelidade canina ao dono. Mas você já imaginou um cão fiel à outro cão? Pois uma história curiosa comoveu jornalistas japoneses. Em meio a toda a devastação da província de Sendai, no Japão, um cãozinho permaneceu ao lado de seu parceiro ferido até serem encontrados por uma equipe de TV.
Os jornalistas pensaram que o cão estava guardando o corpo do outro cachorro, mas, ao se aproximarem, viram que o bicho estava ferido e sendo protegido pelo amigo. O vídeo mostra o repórter caminhando pelas ruínas da cidade quando se depara com o cachorro marrom. Ele se aproxima, começa a latir e volta para perto de um latão, onde outro cão, de cor branca, está deitado.
Só então, o jornalista se dá conta do que o cachorro está fazendo e se emociona ao ver a lealdade do animal, que não abandona o parceiro ferido. “É incrível como eles sobreviveram ao terremoto e ao tsunami!”, fala o repórter com a voz embargada.

terça-feira, 22 de março de 2011

I Encontro de Blogueiros no Ceará

Grandes nomes do cenário jornalístico e político (Paulo Henrique Amorim, Franklin Martins, Luiza Erundina, Geórgia Pinheiro, Rachel Marques e Plínio Bortolotiparticiparão como palestrantes do I Encontro de Blogueiros e Mídias Socias no Ceará, nos dias 28 e 29 de maio. O Marco Regulatório, liberdade de imprensa, banda larga, mídias alternativas, blogs, twitter, fecebook, orkut, Sistemas e mídias digitais, Mídia converncional e outros temas farão parte de debates do evento.
As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430(TIM) falar com o Daniel

Bolsas de mestrado para professores do ensino médio

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21/3) a criação de bolsas de mestrado à distância para professores da educação básica por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A condição para aquisição do benefício será a permanência de, no mínimo, cinco anos na rede pública de ensino. O anúncio foi feito na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a 11 educadoras brasileiras, no Palácio do Planalto.

O ministro informou que os cursos deverão ser nas áreas de disciplinas aplicadas na educação, como matemática e biologia, por exemplo, e que além de garantir a melhoria da educação por meio do aperfeiçoamento dos professores, a medida visa incentivar o aumento da oferta dos cursos de mestrado para educadores. Haddad disse que a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos.

“Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização. Seguindo a experiência dos países desenvolvidos do ponto de vista educacional, nós vamos estender as bolsas de mestrado para os profissionais da escola pública que tenham interesse neste diploma ”, explicou o ministro.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado. O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos.

Fernando Haddad frisou, ainda, que será permitido aos professores acumular o salário e o valor da bolsa, uma vez que o mestrado não exigirá dedicação exclusiva. A medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (22/3).

Obama no Brasil – Durante entrevista coletiva, o ministro da Educação afirmou que, em conversa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que esteve em Brasília no último sábado (19/3), surgiu a proposta de ampliar o intercâmbio de estudantes e docentes entre Brasil e EUA. A meta “para ser alcançada em alguns anos”, informou Haddad, é atingir a marca de 100 mil intercambistas.

“Foi uma visita muito bem recebida tanto lá [nos Estados Unidos] quanto cá [no Brasil]. No que diz respeito à área da educação, eu tive a oportunidade de conversar com o presidente Obama, no Palácio da Alvorada, e ele reiterou o interesse dele ampliar em o intercâmbio de estudantes e docentes entre os dois países”, informou.

Fonte: Nassif

Amar ou Sofrer

Eu vou te dizer, mas vou duvidar
Querendo ou não
O meu coração já quer se entregar
Não falta lembrança, aviso cobrança, você vai por mim.
Mais feito criança, lá vou na esperança, eu sou mesmo assim
Quem sabe até, meu destino, amor sem espinhos
Sou réu da sua boca, calor dos abraços e tantos Beijinhos
Se o sonho acabou, não sei meu amor nem quero saber
Só sei que ontem a noite sorrindo acordada sonhei com você
Às vezes até na vida é melhor, ficar bem sozinho
Pra gente sentir qual é o valor de um simples carinho
Te sinto no ar, na brisa do mar, eu quero te ver
Pois ontem a noite sonhando acordada, dormi com você.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Filme: Separados pelo Destino

"Diante do que o Japão está passado com as últimas tragédias que lhe abateram, é bom refletirmos sobre as vítimas analisando o que aconteceu também na China, este é um filme emocionante que nos faz lembrarmos o quanto somos humanos e que precisamos amar as pessoas que nos cercam."

Em 1976, a cidade de Tangshan, na China, experimentou um terremoto que durou apenas 23 segundos, mas sua violência devastadora resultou na morte de 240 mil pessoas. Nesse cenário de horror, uma família é pega de surpresa quando o pai Fang Daqiang (Zhang Guoqiang) é morto enquanto tentava resgatar o filho. Sua esposa é informada pela equipe de resgate que o seu casal de filhos gêmeos de 7 anos está soterrados sob os escombros próximos um do outro e que a escavação para salvar um deles resultaria num desabamento sobre o outro, ela é forçada a tomar a decisão mais difícil de sua vida: escolher quem salvar. Ela acaba escolhendo o caçula e foge do local em estado de choque, sem saber que sua garota conseguiu sobreviver e fora adotada por um militar. Passados alguns anos, as crianças Fang Da e Fang Deng cresceram sem saber da existência de cada um. E a mãe ainda guarda um sentimento de culpa. Em 2008, um novo terremoto atinge a cidade de Sichuan, quando os dois irmãos irão se encontrar e descobrir o traumático passado que já haviam vivido juntos.

SEPARADOS PELO DESTINO (Tangshan Dadizhen, China, 2010) Direção: Feng Xiaogang Roteiro: Wu Si Elenco: Daoming Chen, Yi Lu, Jin Chen, Jingchu Zhang Duração: 128 min

quinta-feira, 17 de março de 2011

O fluir dos sentimentos

Como é difícil lutar com os sentimentos aparentemente inoportunos que insistentemente nos desafiam a permanecerem, mas que não os queremos mais. E aí fica aquela briguinha entre o “anjinho” e o “diabinho” que assistíamos quando éramos crianças:
-um lado diz que quer...
-O outro diz esqueça...
Pois é, com isso vamos tentando ser melhores ou fazer escolhas mais acertadas. É como uma onda que vai e vem, que sobe e desce e vamos tendo comportamentos análogos de tristeza-alegria, melancolia-euforia, náusea-felicidade. O certo é que somente com o passar do tempo é que vamos nos dando conta dos detalhes daqueles instantes que deixamos escapar despercebidamente e constatamos o quanto fomos negligentes com presente e que agora já foi, não dá mais para voltar.
E porque estou escrevendo estas coisas??? Pelo simples motivo de constatar que há algum tempo atrás os meus escritos estavam voltados para um tipo de revolta e de algo que eu almejava mas que estava certo que estava distante. Mero engano, hoje vivo em um estado de espírito e afetivo mais harmonizado e mais consciente de que ainda tenho muito o que aprender e a escrever também, mas sei que em determinados momentos é tolice ser ingênuo quando o mundo nos cobra severidade.
A imprevisibilidade do sim ou a impossibilidade do que pode acontecer é o que não nos garante a realização dos fatos tal como queremos.
Por isso, o melhor é aproveitar o que estamos sentindo e deixar fluir o momento.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Novos pecados capitais, merecedores de condenação segundo a Igreja Católica

O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à “realidade da globalização”.

Os novos pecados capitais – merecedores de condenação segundo a Igreja Católica – serão agregados aos anteriores: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.

A lista foi publicada no domingo (6) no jornal do Vaticano, Osservatore Romano, após sermão do Papa Bento XVI sobre a “queda do sentimento de pecado no mundo secularizado”, em meio à redução no número de católicos que praticam a confissão.

São eles, os novos:

1. Fazer modificação genética
2. Poluir o meio ambiente
3. Causar injustiça social
4. Causar pobreza
5. Tornar-se extremamente rico
6. Usar drogas

Na entrevista ao Osservatore Romano, o monsenhor Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana que trata das questões internas do Vaticano, recordou as recomendações para se receber o perdão. “Confissão em 15 ou máximo 20 dias antes ou depois de cometer o pecado, comunhão, oração segundo as intenções do papa, pureza e caridade”, disse o clérigo.

sábado, 12 de março de 2011

Só Por Hoje

Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu espero conseguir
Aceitar o que passou o que virá
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz

Hoje já sei que sou tudo que preciso ser
Não preciso me desculpar e nem te convencer
O mundo é radical
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver um dia de cada vez

Só por hoje eu não vou me machucar
Só por hoje eu não quero me esquecer
Que há algumas pouco vinte quatro horas
Quase joguei a minha vida inteira fora

Não não não não
Viver é uma dádiva fatal!
No fim das contas ninguém sai vivo daqui mas -
Vamos com calma !

Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu não vou me destruir
Posso até ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi

Yeah!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Nossas preces ao Japão

"Deus original", que é Deus-Parens, ensinou:

Eu, Tsukihi, comecei a criar os seres humanos por desejar ver recreações alegres e felizes. Of XIV-25

Quer dizer que Ele, vendo-nos viver alegres e felizes, se alegra também.
Temos a verdadeira alegria quando animamos as pessoas, deixando de lado a felicidade individual.
Pessoas com caracteres diferentes devem procurar o lado bom, ajudando-se mutuamente e completando-se onde está faltando.
Dessa maneira, salvando e sendo salvas, vivendo em harmonia será a imagem da vida plena de alegria e este é o nosso objetivo de vida.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Semana Pedagógica J.A

Realizada de 02 a 04 de março, a Semana Pedagógica da Escola José Alexandre foi marcada pelo enriquecimento das ideias e o diálogo de propostas para o planejamento do ano letivo de 2011. www.escolajosealexandre.blogspot.com