segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projeto: “Cidadania: Rumo à Emancipação Social”

O projeto abaixo é uma atividade interdisciplinar (Filosofia, Sociologia, História e Geografia) solicitada na disciplina Gestão do Currículo, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF /CAED).

Cidadania: Rumo à Emancipação Social”

§ Público Alvo:

ü Alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio.

§ Apresentação:

Vivemos na atualidade uma verdadeira crise de valores morais que é perpassada por fatores que muitas vezes estão relacionados aos aspectos econômicos e sociais das pessoas. Na ânsia de querer acumular bens materiais e ostentar riquezas o ser humano vai perdendo a sua essência enquanto sujeito ético e passamos a viver em um mundo onde os interesses estão voltados diretamente para o Ter em demasia em detrimento do Ser. As desigualdades sociais contribuem para o aumento da miséria no mundo uma vez que alguns indivíduos passam a ser privados dos direitos mínimos de cidadania e são deixados às margens das políticas públicas que possibilitam a ascensão social através da educação, do trabalho, do acesso aos meios de bem estar social como: saúde, segurança, lazer etc.

De acordo com essa realidade exposta é que propomos uma reflexão acerca de qual é o papel de cada indivíduo partícipe dessa comunidade global e que ao mesmo tempo é agente de transformação social a partir do momento em que se dispõe a fazer algo pelo seu próximo. Partiremos de um levantamento dos projetos de inclusão social que trabalham a emancipação de grupos que na maioria das vezes são esquecidos pelo poder estatal, vivendo à margem das decisões políticas.

Esperamos que à partir desse projeto os nossos alunos se sensibilizem para a tomada de decisões e para a ação efetiva no sentido de mudar esse quadro de exclusão social que pode ser constatado em qualquer lugar da cidade onde algumas pessoas têm que se humilhar para conseguirem muitas vezes o que comer. Que o espírito de transformação social seja irradiado através das idéias que serão apresentadas ao longo desses dias de apresentação e que possamos no futuro vislumbrar uma sociedade mais justa e igualitária.

§ Objetivo:

ü Conscientizar os alunos para a participação efetiva na sociedade estimulando a reflexão, a criticidade e a prática de atitudes que reforcem o exercício da cidadania.

§ Metodologia:

ü Distribuir os alunos em equipe para que apresentem através de recursos visuais e sonoros, os temas propostos que serão desenvolvidos no período estabelecido nos decorrer das aulas referentes as disciplinas da área de Ciências Humanas.

§ Temáticas:

Turmas

Temas

6ºs 7ºs Anos (Ensino Fundamental)

ü Inclusão social (Lazer, habitação, cultura, educação, trabalho etc)

8ºs e 9ºs Anos (Ensino Fundamental)

ü Inclusão social (Portadores de necessidades especiais)

Ensino Médio

ü Políticas públicas (Projetos de assistência e promoção social, ONG’s, doação de órgãos, Direitos Humanos.)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O contador de Histórias

“Não há pessoas irrecuperáveis - há pessoas não amadas, incompreendidas, sem oportunidade.”

Roberto Carlos Ramos

O filme O CONTADOR DE HISTÓRIAS, do diretor Luiz Villaça, traz aos cinemas a inspiradora história real do garoto mineiro Roberto Carlos Ramos, tido como irrecuperável − analfabeto até os 14 anos, com mais de uma centena de fugas da FEBEM no currículo −, e do seu encontro com a pedagoga francesa Margherit Duvas, que acrescentou elementos essenciais até então inexistentes em sua vida, como afeto, confiança, esperança.

O CONTADOR DE HISTÓRIAS apresenta uma série de possibilidades educativas, o universo lúdico explorado se torna elemento essencial a construção do conhecimento, aproximando o professor das temáticas de interesse dos alunos e vice-versa.

Entender a história do personagem e a sua trajetória, perceber o que emocionou os alunos, levantar com eles os momentos engraçados, dramáticos ou polêmicos é fundamental para mapear as oportunidades educativas presentes na obra.

Sinopse

Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.

Ficha Técnica

Título original: O Contador de Histórias

Ano de lançamento (Brasil): 2009

Site oficial: wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias

Distribuição: Warner Bros

Produtora: Ramalho Filmes e Nia Filmes

Direção: Luiz Villaça

Elenco

Maria de Medeiros Margherit Duvas

Malu Galli psicóloga

Ju Colombo mãe de Roberto Carlos

Marco Antonio Roberto Carlos - 6 anos

Paulo Henrique Roberto Carlos - 13 anos

Clayton dos Santos da Silva Roberto Carlos - 20 anos

Cabelinho de Fogo Victor Augusto

Ator convidado: Chico Diaz camelô


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Filosofia no Enem

Para aqueles que não dão importânica a Filosofia acreditando que não precisam estudar no Ensino Médio pois ela não será cobrada em vestibular e no Enem.

A ética no país foi o tema escolhido para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Os candidatos tinham de se basear numa coletânea com três textos para escrever sobre o papel do indivíduo frente à ética nacional. A dissertação foi aplicada neste domingo (6) em todo o país, juntamente com as provas de português e de matemática.

As aulas de português são necessárias para que o aluno tenha a compreensão do uso adequado das regras gramaticais, más são nas aulas de Filosofia que o aluno exercita a arguntação crítica através do debate e do contato com os temas que podem ser articulados com a sua realidade.

Como podemos entender então o conceito de ética? A ética, tantas vezes interpretada como sinônimo de moral, aparece exatamente na hora em que estamos sentindo a necessidade de aprofundar a moral. Geralmente a ética apoia-se em outras áreas do conhecimento como a antropologia e a história para analisar o conteúdo da moral. Seria o tratamento teórico em torno da moral e da moralidade.

Uma disciplina originária da FILOSOFIA, há muito discutida pelos filósofos de todas as épocas e que se estende a outros campos do saber como teologia, ciências e direito.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Anunciadas atrações do Réveillon de Fortaleza

O show pirotécnico será de 16 minutos e, além de efeitos especiais com música, contará com uma novidade: disparos de bombas subaquáticas.

O Réveillon 2009/2010 de Fortaleza vai contar com cinco atrações, segundo anunciou, na manhã desta terça-feira, 1°, durante coletiva no Gran Marquise Hotel, a prefeita Luizianne Lins.
Segundo a prefeita, que estava acompanhada da secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, a animação começará a partir das 19h com o sanfoneiro Waldonys e contará ainda com apresentações de Zeca Pagodinho e Margareth Menezes. Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos terão participação especial fazendo um tributo ao ”Legião Urbana”. Para encerrar tudo, a Prefeitura contratou o Forró do Muído.
Já o show pirotécnico será de 16 minutos e, além de efeitos especiais com música, contará com uma novidade: disparos de bombas subaquáticas.
Haverá tambem festa na Barra do Ceará, Conjunto Ceará e Messejana, com atrações locais. O investimento deve ficar na ordem dos R$ 4,5 milhões, mas os números ainda estão sendo fechados em razão de licitações.