quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O contador de Histórias

“Não há pessoas irrecuperáveis - há pessoas não amadas, incompreendidas, sem oportunidade.”

Roberto Carlos Ramos

O filme O CONTADOR DE HISTÓRIAS, do diretor Luiz Villaça, traz aos cinemas a inspiradora história real do garoto mineiro Roberto Carlos Ramos, tido como irrecuperável − analfabeto até os 14 anos, com mais de uma centena de fugas da FEBEM no currículo −, e do seu encontro com a pedagoga francesa Margherit Duvas, que acrescentou elementos essenciais até então inexistentes em sua vida, como afeto, confiança, esperança.

O CONTADOR DE HISTÓRIAS apresenta uma série de possibilidades educativas, o universo lúdico explorado se torna elemento essencial a construção do conhecimento, aproximando o professor das temáticas de interesse dos alunos e vice-versa.

Entender a história do personagem e a sua trajetória, perceber o que emocionou os alunos, levantar com eles os momentos engraçados, dramáticos ou polêmicos é fundamental para mapear as oportunidades educativas presentes na obra.

Sinopse

Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.

Ficha Técnica

Título original: O Contador de Histórias

Ano de lançamento (Brasil): 2009

Site oficial: wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias

Distribuição: Warner Bros

Produtora: Ramalho Filmes e Nia Filmes

Direção: Luiz Villaça

Elenco

Maria de Medeiros Margherit Duvas

Malu Galli psicóloga

Ju Colombo mãe de Roberto Carlos

Marco Antonio Roberto Carlos - 6 anos

Paulo Henrique Roberto Carlos - 13 anos

Clayton dos Santos da Silva Roberto Carlos - 20 anos

Cabelinho de Fogo Victor Augusto

Ator convidado: Chico Diaz camelô


Um comentário:

Nonato Nogueira disse...

Todo aquele que vive à margem da sociedade é possível ser recuperado. Só não tem recuperação para os picaretas da política.