O projeto abaixo é uma atividade interdisciplinar (Filosofia, Sociologia, História e Geografia) solicitada na disciplina Gestão do Currículo, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF /CAED).
“Cidadania: Rumo à Emancipação Social”
§ Público Alvo:
ü Alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio.
§ Apresentação:
Vivemos na atualidade uma verdadeira crise de valores morais que é perpassada por fatores que muitas vezes estão relacionados aos aspectos econômicos e sociais das pessoas. Na ânsia de querer acumular bens materiais e ostentar riquezas o ser humano vai perdendo a sua essência enquanto sujeito ético e passamos a viver em um mundo onde os interesses estão voltados diretamente para o Ter em demasia em detrimento do Ser. As desigualdades sociais contribuem para o aumento da miséria no mundo uma vez que alguns indivíduos passam a ser privados dos direitos mínimos de cidadania e são deixados às margens das políticas públicas que possibilitam a ascensão social através da educação, do trabalho, do acesso aos meios de bem estar social como: saúde, segurança, lazer etc.
De acordo com essa realidade exposta é que propomos uma reflexão acerca de qual é o papel de cada indivíduo partícipe dessa comunidade global e que ao mesmo tempo é agente de transformação social a partir do momento em que se dispõe a fazer algo pelo seu próximo. Partiremos de um levantamento dos projetos de inclusão social que trabalham a emancipação de grupos que na maioria das vezes são esquecidos pelo poder estatal, vivendo à margem das decisões políticas.
Esperamos que à partir desse projeto os nossos alunos se sensibilizem para a tomada de decisões e para a ação efetiva no sentido de mudar esse quadro de exclusão social que pode ser constatado em qualquer lugar da cidade onde algumas pessoas têm que se humilhar para conseguirem muitas vezes o que comer. Que o espírito de transformação social seja irradiado através das idéias que serão apresentadas ao longo desses dias de apresentação e que possamos no futuro vislumbrar uma sociedade mais justa e igualitária.
§ Objetivo:
ü Conscientizar os alunos para a participação efetiva na sociedade estimulando a reflexão, a criticidade e a prática de atitudes que reforcem o exercício da cidadania.
§ Metodologia:
ü Distribuir os alunos em equipe para que apresentem através de recursos visuais e sonoros, os temas propostos que serão desenvolvidos no período estabelecido nos decorrer das aulas referentes as disciplinas da área de Ciências Humanas.
§ Temáticas:
Turmas | Temas |
6ºs 7ºs Anos (Ensino Fundamental) | ü Inclusão social (Lazer, habitação, cultura, educação, trabalho etc) |
8ºs e 9ºs Anos (Ensino Fundamental) | ü Inclusão social (Portadores de necessidades especiais) |
Ensino Médio | ü Políticas públicas (Projetos de assistência e promoção social, ONG’s, doação de órgãos, Direitos Humanos.) |
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