segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Filosofia no Enem

Para aqueles que não dão importânica a Filosofia acreditando que não precisam estudar no Ensino Médio pois ela não será cobrada em vestibular e no Enem.

A ética no país foi o tema escolhido para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Os candidatos tinham de se basear numa coletânea com três textos para escrever sobre o papel do indivíduo frente à ética nacional. A dissertação foi aplicada neste domingo (6) em todo o país, juntamente com as provas de português e de matemática.

As aulas de português são necessárias para que o aluno tenha a compreensão do uso adequado das regras gramaticais, más são nas aulas de Filosofia que o aluno exercita a arguntação crítica através do debate e do contato com os temas que podem ser articulados com a sua realidade.

Como podemos entender então o conceito de ética? A ética, tantas vezes interpretada como sinônimo de moral, aparece exatamente na hora em que estamos sentindo a necessidade de aprofundar a moral. Geralmente a ética apoia-se em outras áreas do conhecimento como a antropologia e a história para analisar o conteúdo da moral. Seria o tratamento teórico em torno da moral e da moralidade.

Uma disciplina originária da FILOSOFIA, há muito discutida pelos filósofos de todas as épocas e que se estende a outros campos do saber como teologia, ciências e direito.

Nenhum comentário: