domingo, 31 de janeiro de 2010

Lançamento do livro: Teoria à prática - A Escola dos Sonhos é Possível

A Faculdade Cenecista de Fortaleza foi palco no último dia 29 de janeiro do lançamento desta obra que representa o resultado de uma iniciativa da rede CNEC - CE/PI/MA como tentativa de contribuir para o aprofundamento sobre a docência, a qualidade do ensino e a valorização do professor. O livro é composto por ensaios evidenciados da experiência em sala de aula de um grupo de professores que participaram de um projeto de formação continuada sob a orientação do Profº Adelar Hengemühler (Faculdade Cenecista de Osório - RS).
Organizadores:
Profº Adelar Hengemühle, Profª Débora Lúcia Lima Leite Mendes e o Profº Casemiro de Medeiros Campos.
Autores:

Professores e Gestores da Rede CNEC, que com zelo e entusiasmo compartilham idéias e práticas pedagógicas exitosas:

Antonio Ancarlos Araujo Vieira, Adenilce Silva, Alann Pinto Fonteles, Alexsandra Maria de Andrade, Ana Cleide de Souza Acácio, Ana Gizele Costa Nogueira, Ana Karen Cavalcante de Lima, Ana Laura Gomes Braga, Ana Maria Pavão, Ana Valéria Oliveira Ribeiro, Ângela Antunes de Carvalho, Ângela Maria Fonseca de Abreu Viana, Antonia Adlânia Costa da Silva, Antonia Cleide Martins Cavalcante, Antonia Nonata Rodrigues Cavalcante, Antonio Clayton de Souza Menezes, Antonio Inácio da Costa Filho, Auricélia Rocha Souza, Carlos Alberto Ribeiro da Costa, Cristiane Mendes da Silva, Eleglaystone Robson da Silva, Elielder de Oliveira Lima, Elissandra da Costa Roque, Érica Golveia L. dos Santos, Erileide da Silva Francelino, Flannia Marla Rabelo e Silva, Francisca Diana do Nascimento, Francisca Eliane de Sabóia Raulino, Francisca Lucia Souza e Galdino, Francisca Maria Chaves, Francisca Eliande dos Santos, Francisco Edvando Vasconcelos, Francisco Elenilton Almeida Mendonça, Francisco Esdras Moreira Rocha, Francisco Junior Rodrigues Borbosa, Gevânia de Oliveira Matos, Heluiza Freitas da Silva, Hevi Noemi Brígida Macena, Hilária Aurivianny Sousa, Jocilânia Souza da Silva, José Ary dos Santos Cunha, José dos Santos de Moura, José Rogécio de Sousa Almeida, José Soares Cunha, Josineta Luiza Alencar, Keyle Sâmara Ferreira de Souza, Keylla Daniele Lima da Silva, Lindinalva Oliveira Maia, Lúcio Chaves Gondim, Luiz Robério de Almeida Maia, Maria Aparecida Alves Lima, Maria Auricélia Rocha Souza, Maria Beliza Sampaio Cunha, Maria Deusiran Silva dos Santos, Maria Dioneide Menezes de Melo Almeida, Maria Edineilla Silveira, Maria Helena Russo, Maria Helenice S. Alves, Maria Iclejane Nobre de Sena, Maria Lucia Diogenes, Maria Madalena da Silva, Maria Marlene Rabelo, Maria Rozangela Rodrigues das Chagas, Maria Suzermane Arraes Feitosa Paiva, Marijara Noronha de Araújo Martins, Mônica da Silva, Ninívia Maciel Evangelista Sousa Campos, Paulo Borges Lima Rodrigues, Rejane Maia Rabelo, Ricardo Moreira Maia, Rosangela Maria Alves Milhome, Sandra Helena V. Pereira, Sônia Maria Araújo, Tatiara Leal Aguiar, Tereza Sabina Bezerra Freire, Veridiano Rodrigues de Oliveira, Verônica Clea Couto.

Dr. Washington Nogueira Gomes (Superintendente Regional da CNEC - CE/PI/MA)

Profº Adelar Hengemühle (CNEC - RS)

Discurso da representante dos professores autores.

Profº Milton Cerqueira
Profª Débora Leite
Profº Irapuan DinizMomento de autográfos dos organizadores

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Seminário Vencendo Seus Conflitos


Operação Valkiria


"Recomendo este filme como uma reflexão acerca de como a História poderia ter tido tomado um rumo diferente se os planos da Operação Valkiria tivesse tido êxito, o mais importante é que concluímos ao assistí-lo de que no sistema nazista teve um grupo de oficiais que preocuparam-se em acabar com as atrocidades que marcaram a segunda guerra e implantar uma Alemanha com uma cara mais humanista."

Sinopse:

Gravemente ferido no combate, o Coronel Claus Von Stauffenberg volta da África à Alemanha e se envolve em uma conspiração para acabar com a ditadura em seu país. A única alternativa encontrada pelos conspiradores é assassinar Adolph Hitler. Stauffenberg ajuda a criar a Operação Valquíria, que, além de planejar o assassinato, ainda prevê a implantação de um governo substituto. O destino e as circunstâncias levam o coronel a ocupar uma posição de destaque no complô. Ele terá de liderar todo o grupo e ele mesmo terá de assassinar Hitler.

Informações Técnicas:
Título no Brasil: Operação Valquíria
Título Original: Valkyrie
País de Origem: EUA / Alemanha
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 120 minutos
Site Oficial: http://www.operacaovalquiria.com.br
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes
Direção: Bryan Singer

Elenco:
Tom Cruise ... Colonel Claus von Stauffenberg
Kenneth Branagh ... Major-General Henning von Tresckow
Bill Nighy ... General Friedrich Olbricht
Tom Wilkinson ... General Friedrich Fromm
Carice van Houten ... Nina von Stauffenberg
Thomas Kretschmann ... Major Otto Ernst Remer
Terence Stamp ... Ludwig Beck

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Primeiro dia de aulas requer atenção especial com os alunos

No início do ano letivo, a turma chega à escola cheia de energia, novidades e saudades, mas ainda em ritmo de férias e com as atitudes "afrouxadas", pois tiveram menos cobranças, horários e compromissos nesse período. Cabe ao professor, então, reestabelecer as regras de atitudes e procedimentos para o bom convívio escolar e o trabalho pedagógico.

Quando o ingresso no ensino fundamental coincide com mudança de escola, a criança merece mais cuidados e atenção. Precisa conhecer o novo ambiente, as normas, além de se enturmar com os novos amigos. Vale o mesmo para a criança que muda de período (turno) e precisa se adaptar biologicamente a um outro ritmo...

De qualquer forma, toda a escola merece um olhar especial no início de um ano letivo. Conversar com os alunos sobre as expectativas em relação ao novo ambiente e novo período escolar é fundamental para o desenrolar de um processo saudável e seguro para todos. Os alunos, conhecedores das regras do jogo, poderão mais objetiva e tranquilamente dirigir seus esforços à aprendizagem.

Calma é imprescindível
Dar conta de lições de casa será novo desafio para a criança. Para a maioria, as tarefas, especialmente as primeiras, têm sabor especial. Elas se sentem gente grande, com responsabilidades, e o que mais querem é demonstrar serviço.

O professor não pode estragar essa história. Tem de ter consciência que o objetivo da lição de casa é despertar na criança o prazer pelos estudos, ajudá-la a fixar um conteúdo e habituar o aluno a assumir responsabilidades.

Se as tarefas são difíceis ou extensas demais, há risco de a criança associar o estudo com algo chato e negativo e criar o hábito de pedir socorro em casa. Nesse quesito, cabe ao professor fazer um alerta aos pais: ajudar o filho na lição significa levá-lo a descobrir suas próprias respostas e não bancar o aluno, se apossando da tarefa.

Grande missão
No ensino fundamental, talvez o professor sinta com mais evidência a importância de seu papel de contribuir para o crescimento de um aluno.

Constatar no rosto de uma criança o entusiasmo de ler e escrever, por exemplo, já é uma ótima recompensa para eventuais dificuldades e decepções que também fazem parte da vida profissional. Mas outras virão se o educador não perder de vista alguns dos objetivos principais de um professor nota 10:

- ensinar a pensar
- apresentar o mundo com suas diferenças sociais e culturais
- apostar e lutar pelo sucesso do aluno
- ser paciente, generoso e competente no papel de líder que propicia, na escola, a troca de conhecimentos
- ser um articulador de valores que unem o saber e o fazer

sábado, 23 de janeiro de 2010

Mensalidade escolar deve subir 7%

O aumento das mensalidades escolares este ano deve ser o mais intenso dos últimos seis anos. A projeção é do economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) André Braz, que estima um reajuste em torno de 7% para os cursos formais em 2010.

Entre as quatro categorias pesquisadas pela fundação, o maior patamar de reajuste deve ocorrer nas mensalidades de ensino fundamental, que devem subir em média 7,54% este ano, seguida de perto pelo aumento de 7,35% previsto para 2010 nos serviços de ensino médio.

Já as mensalidades de pré-escola devem subir 6,67% este ano, enquanto os serviços de ensino superior devem contar com um reajuste de 4,05%, próximo à inflação média de 2009 no varejo.

Fonte: http://blogs.opovo.com.br/educacao/

Encoraje Seu Filho a Perguntar

· Encoraje seu filho a perguntar. É certo estimular a curiosidade e expandir seu processo de aprendizado.

· Ajude-o a pensar. Pergunte-lhe "por que" ele pensa dessa forma e como chegou a tal conclusão.


· Explore junto com ele! Discuta questões e aborde diferentes assuntos. Ajude seu filho a relacionar o que ele está fazendo e o que está estudando às suas experiências pessoais.


· Utilize a Internet como um recurso para encontrar informações para seu dia-a-dia, para que possa "ajudar os pais" a planejar viagens, a descobrir como criar certos animais ou plantas.


· Divirta-se! Compartilhe uma atitude positiva sobre ciência com seu filho. Utilizem jogos e exerçam atividades juntos.


· 5 regras de segurança on-line
Ensine às crianças que, sem o conhecimento prévio do adulto e sem a sua autorização:

  1. Não se dá o número de telefone ou o endereço sem haver garantias de segurança;
  2. Não se devem combinar encontros com alguém que se conheceu na Internet;
  3. Não se enviam fotos ou outro tipo de documentação sem autorização;
  4. Não se respondem a mensagens mal educadas ou inadequadas;
  5. Não se abrem mensagens de desconhecidos (por causa dos vírus e afins).

Fonte: www.cneconline.com.br

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jornada Pedagógica - Luzardo Viana

2010 começou e é hora de repensar o que foi feito no ano passado e planejar este ano letivo. De 19 a 21 de janeiro foi realizada a Jornada Pedagógica do Centro Educacional Cenencista Luzardo Viana, tendo na programação uma série de atividades: Palestras, Planejamentos, Debates e Estratégias que serão desenvolvidas ao longo das comemorações dos 50 anos de fundação (Jubileu de ouro).
Abertuta com a Diretora: Ângela Viana

Palestrante: Profº Milton Cerqueira Palestrante: Dra. Girlene Nogueira Agradecimentos aos palestrantes Equipe LV Profª Ana Gizele (Coordenadora de Códigos e Linguagens)

Profª Helenice (Coordenadora do Ensino Infantil)

"A escola é uma empresa...." Profº Milton Cerqueira

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Cubo Mágico

Isso é que é montar um Cubo Mágico com rapidez... Também, ele não solta esse cubo por nada!!!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Praia de Morro Branco

Somente a 5km de Beberibe.
A Praia de Morro Branco é Internacionalmente conhecida por seu exuberante labirinto de falésias que ficam por toda a beira mar, das quais estão sujeitas à erosão do vento e das águas.

A praia écomposta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. Aqui é onde se destaca o Parque Nacional das Falésias.

Tudo isso à 80km de Fortaleza. Acesso: CE040


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Morte de Zilda Arns

Zilda Arns, coordenadora internacional da pastoral da criança, morreu no terremoto que devastou o Haiti, ontem. A informação foi divulgada hoje de manhã pelo gabinete do senador Flávio José Arns, sobrinho de Zilda.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Filme: Chico Xavier

O filme é uma biografia do médium brasileiro, que morreu aos 92 anos com mais de 400 livros psicografados. Uma linda história. Este será um ótimo filme! Previsão de estreia: 2 de abril de 2010.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Importa Nascer de Novo

A teoria da reencarnação não é uma questão de fé ou de crença, mas de estudos nos laboratórios do discernimento, da razão, da lógica e da filosofia. Experiências laboratoriais as mais diversas são feitas na chamada regressão de memória onde o "computador cerebral" trás lá do "hd" da memória imagens guardadas no porão da individualidade, ou "id", vivências e recordações transatas a comprovar que o ser já existiu antes desta atual vida. Alguns teimam em não aceitar a veracidade dos fatos, afirmando que essas idéias são contrárias aos seus arcanos religiosos, ou especificamente ao Cristianismo, argumentando que, se a reencarnação fosse um fato, Jesus perderia sua função de Redentor da Humanidade, etc etc.
Outros, por desconhecimento ou por maldade, fazem afirmações que nada têm a ver com esse palpitante assunto tão sério e importante, porquanto, quando for aceito oficialmente pela ciência e pelas igrejas, irá revolucionar todos os dogmas, ritos, sacramentos e mistérios da fé.
Quando a Psiquiatria compreender a pré existência do ser (Espírito) entenderá melhor a idiotia, as deformações de caráter, a loucura que também podem ter causa extra-cerebral; (Obsessão); descortinará a justiça divina através de suas sábias leis de ação e reação, verificando que o caráter não é hereditário, pois muitos pais possuidores de sabedoria e inteligência têm gerado filhos anormais verdadeiros monstros de bestialidade e perversão, como no caso de Marco Aurélio que se notabilizou pelo gosto de filosofia, letras e sabedoria, que gerou Cômodo que ficou famoso pelas loucuras, crueldades e desregramentos, enquanto Machado de Assis era filho de uma lavadeira, Franklin era filho de um saboeiro, Lutero teve como pai um mineiro, o pai de Virgílio era vendedor de frutas e o de Maomé era condutor de burros de carga...
Se a Psicologia aceitasse a pré-existência do Espírito à formação biológica do corpo, entenderia que o psiquismo não é sudorese cerebral, mas de alguém (Espírito), o ser pensante que comanda o cérebro, compreendendo que os distúrbios comportamentais de hoje nem sempre são frutos de má educação, hereditariedade, traumas etc, mas possivelmente também tendo sua causa no pretérito.
Aceitasse o homem como um ser espiritual pré-existente à genética e que possui um veículo físico (Corpo), a Pedagogia iria compreender melhor as crianças de baixo QI, as excepcionais super-dotadas, como no caso de Mozart (que aos cinco anos falava o francês, o alemão e o latim e compôs sua primeira ópera aos nove anos); Pascal (aos doze anos, sem livros nem professores demonstrou em Geometria até a 32ª proposição de Euclides, inclusive publicando um livro sobre o assunto).
Será que as alegrias e inteligências super-dotadas de alguns seres humanos, é porque Deus quis? Então Deus não tem o critério de equidade, dando idiotia a uns e super inteligência a outros ou favela para aqueles e mansões para esses...
Quando as igrejas perceberem que o Espírito antecede à fecundação, compreenderão que cada um é aquilo que é, construtor do seu próprio destino no uso do livre arbítrio e que trás no bojo da individualidade, a história milenar da formação de sua estrutura psíquica e que, livres do corpo, podem vir a se comunicar conosco, elas abandonariam a idéia do Satanás...
Quando entenderem a mecânica e a justiça da reencarnação como graça divina nos oportunizando o reparar nossos erros, adotariam a idéia de Jesus quando diz que o Céu é um estado d'alma, que não está aqui nem acolá... E o céu se estabeleceria dentro de nós, aqui e agora. Esta é a visão espírita.
Alguém disse "como posso voltar e nascer como minhoca" ou "ser uma árvore ou um animal?" ou ainda, "eu nasço e vem um espírito aí qualquer e entra em mim" e muitos outros desconhecimentos acerca do palpitante assunto.
Mas eu gosto mesmo, além da lógica, da filosofia e do aspecto científico que nos mostram a realidade reencarnacionista, é do lado sentimental. Nem precisa dar altos vôos intelectuais ou científicos para verificar o quanto é gostosa, nobre e justa a idéia da reencarnação. Por exemplo, a afirmação do Céu e do Inferno faz de Deus um sádico que se compraz com o sofrimento de seus filhos, a quem mandou Jesus dizer que "nem uma ovelha do meu Pai se perderá". Essa idéia segrega a família. A mãe, distinta senhora, honesta e cristã, foi para o Céu, mas seu filho que enveredou pelo caminho das drogas, foi pra o Inferno. Jamais se verão novamente. E essa mãe será feliz no Paraíso? Já a idéia da reencarnação é de inclusão sócio/espiritual. Os dois podem voltar ao banco da escola da vida e reaprender as lições se ajudando mutuamente, continuando no mesmo vínculo sanguíneo e afetivo, amando-se como mãe e filho ou vice versa. Já imaginou seu pai desencarnando e oportunamente sua mulher engravidar e ser ele, Espírito imortal a vir habitar o corpinho que está sendo gerado no seu ventre. De repente você está com o ser amado nos seus braços, num reencontro afetivo onde o lar tem continuidade entre os seres que se amam. Isso, sim, é justiça, que dá oportunidade de reencontros entre os que se amam e também entre os desafetos para no mesmo vínculo familiar repararem velhas dívidas e se liberarem de seus débitos uns para com os outros, criando então novos vínculos de coração para coração.
Quanta bondade de Deus conceder nova oportunidade ao aluno repetente, fazendo-o voltar num outro corpo (fabricado só para ele) e reparar seus erros cometidos, aprender o Evangelho de Jesus para atitudes mais nobilitantes, exercitar a humildade, valorizar a vida dentro de um corpo/templo pra continuar evoluindo, como espírito imortal que é.
A idéia da reencarnação não diminui a tarefa do Cristo, vez que foi ele mesmo que disse "importa nascer de novo". Só vejo na lei dos renascimentos a bondade de Deus com sua pedagogia de investir nos filhos que Ele criou eternos e imortais e cuja destinação é a perfeição. Isso sim, é justiça!
(Mário Kaúla Bandeira - Desencarnou no dia 07 de janeiro de 2010 aos 73 anos de idade. Trabalhador e divulgador espírita do Centro Espírita Grão de Mostarda, no Parque Araxá, onde já foi várias vezes presidente. Palestrante, professor de oratória e escritor.)
À família Kaúla, nossa solidariedade pela dor da saudade, amenizada esta pela certeza do reencontro futuro, quando a Fonte da Vida nos permitir!!!

sábado, 9 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jazz e Blues em Guaramiranga

Fonte: Jornal Diário do Nordeste (04/01/2010)

O ano começa e quem tem o Festival Jazz & Blues como opção para o carnaval já pode conferir a programação musical do evento, que chega em 2010 à sua 11a edição. O Caderno 3 adianta com exclusividade a lista de atrações confirmadas para subir ao palco entre os dias 13 e 16 de fevereiro, em Guaramiranga, para mais um mergulho em jazz, blues e música brasileira.
Uma programação puxada por nomes de grande trajetória, como o saxofonista e clarinetista cubano Paquito d´Rivera, aos 61 anos vencedor de nove prêmios Grammy e um dos maiores nomes do cenário do jazz nos Estados Unidos. Também com fortes ligações com a música brasileira, tendo se apresentado com nomes como as cantoras Leny Andrade e Rosa Passos e ainda os instrumentistas da Banda Mantiqueira.
Em outro extremo, o jovem paulista Chico Pinheiro, uma das mais positivas surpresas da música brasileira nos últimos anos, vem ao Ceará pela primeira vez, trazendo ao festival sua esmerada mistura entre tradição e novidade, violão brasileiro e guitarra jazzy, composições de apuro harmônico e arranjos que são uma atração à parte. Jogando nas onze - guitarrista, violonista, compositor, arranjador e cantor -, Chico é também parceiro constante dos músicos do Trio Corrente, que acompanharão Paquito d´Rivera nos shows no festival: os excelentes Fábio Torres (teclados), Paulo Paulleli (baixo) e Celso de Almeida (bateria). Dois shows que, por si, têm tudo para justificar a viagem à serra.
Mas a programação oferece bem mais. Para os amantes das sonoridades diferenciadas, o destaque é o grupo mineiro Uakti, que desde o final dos anos 70 promove sua musicalidade utilizando materiais alternativos como instrumentos - de tubos de PVC a pedras e metais. Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro, Décio Ramos e Marco Antônio Guimarães estrearão no festival, que, na mesma seara, tem como atração a pluralidade sonora, do clássico ao experimental, do saxofonista e flautista carioca Carlos Malta. Um multi-instrumentista que trafega entre os universos da música brasileira e de jazzistas como Charlie Parker, passando pelos pifes nordestinos, em uma variedade de formações.
Festival de duos

A presença de outros veteranos instrumentistas promete render grandes shows. O gaitista, arranjador, produtor musical e compositor pernambucano Rildo Hora, que em 2009 participou do Fórum de Harmônicas, retorna ao Ceará para um show dividido com o filho, o pianista Misael da Hora. Outro nome de vasta trajetória na melhor tradição brasileira é o maestro Wagner Tiso, tocando com o guitarrista portenho-brazuca Victor Biglione, que retorna ao festival, no qual se apresentou em 2005 ao lado da cantora Ithamara Koorax.
Em um evento de muitos duetos, o pianista cearense Antônio José Forte subirá ao palco na companhia do percussionista carioca Robertinho Silva. E outro renomado representante da escola mineira dividirá os aplausos com um cearense: o piano de Túlio Mourão se une ao violão de Nonato Luiz, um dos grandes estilistas contemporâneos do instrumento.
Também da cena cearense vêm duas outras atrações: a cantora Paula Tesser, por muito tempo radicada na França, interpretando especialmente composições do cearense Valdo Aderaldo. E o saxofonista e flautista Márcio Resende, carioca radicado em Fortaleza, que apresentará ao lado de outros instrumentistas do cenário local os temas de seu CD "New Bossa".
Ainda na programação de shows em Guaramiranga, o Caninga Trio, formado pelos professores de música, apresenta sua formação de sax, guitarra e baixo, com destaque para o sopro do paraibano Heleno Feitosa, o Costinha, ao lado de Manoca Barreto e Júnior Primata.
Já o blues será representado no festival por dois guitarristas: o norte-americano Magic Slim, de 70 anos, egresso do Mississippi e um dos autênticos protagonistas do blues de Chicago, toca no palco principal. Já o jovem músico cearense Artur Menezes será o responsável este ano pelas "jam-sessions" nas madrugadas. E, nos shows de fim de tarde, as atrações são os grupos Marimbanda (do Ceará), Ramo (de Minas Gerais), Viola de Arame (da Bahia) e Harmônica Mercosul, formado por instrumentistas brasileiros, argentinos e chilenos. Um cardápio variado, em prol da música.
MAIS INFORMAÇÕES

Festival Jazz & Blues 2010. Em Guaramiranga, de 13 a 16 de fevereiro. Realização: Via de Comunicação. Contatos: www.jazzeblues.com / 3262-7230.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um Giro Pela Serra da Ibiapaba

Sempre que retorno à Serra da Ibiapaba lembro da minha infância quando muito cedo aprendi a desvendar as trilhas de Ubajara (Quando eu era escoteiro),
A ouvir as estórias que minha mãe contava sobre as famílias tradicionais de Viçosa,
E em Tianguá, aproveito para rever amigos que aos poucos o tempo vai se encarregando de separar.
Em Ipú, me deslumbro com a imensidão da serra e da principal atração turística - a bica
Recordo quando ainda criança íamos com meu pai aos engenhos e alambiques de cachaça de São Benedito.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Reveilon 2010

É sempre bom começar o ano em um lugar novo,

rodeado de gente nova e com perspecivas renovadas
e neste ano escolhi passar o reveilon em Flexeiras (Trairi-ce)

uma praia super movimentada mas que é rodeada de gente legal..

sábado, 2 de janeiro de 2010