quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jazz e Blues em Guaramiranga

Fonte: Jornal Diário do Nordeste (04/01/2010)

O ano começa e quem tem o Festival Jazz & Blues como opção para o carnaval já pode conferir a programação musical do evento, que chega em 2010 à sua 11a edição. O Caderno 3 adianta com exclusividade a lista de atrações confirmadas para subir ao palco entre os dias 13 e 16 de fevereiro, em Guaramiranga, para mais um mergulho em jazz, blues e música brasileira.
Uma programação puxada por nomes de grande trajetória, como o saxofonista e clarinetista cubano Paquito d´Rivera, aos 61 anos vencedor de nove prêmios Grammy e um dos maiores nomes do cenário do jazz nos Estados Unidos. Também com fortes ligações com a música brasileira, tendo se apresentado com nomes como as cantoras Leny Andrade e Rosa Passos e ainda os instrumentistas da Banda Mantiqueira.
Em outro extremo, o jovem paulista Chico Pinheiro, uma das mais positivas surpresas da música brasileira nos últimos anos, vem ao Ceará pela primeira vez, trazendo ao festival sua esmerada mistura entre tradição e novidade, violão brasileiro e guitarra jazzy, composições de apuro harmônico e arranjos que são uma atração à parte. Jogando nas onze - guitarrista, violonista, compositor, arranjador e cantor -, Chico é também parceiro constante dos músicos do Trio Corrente, que acompanharão Paquito d´Rivera nos shows no festival: os excelentes Fábio Torres (teclados), Paulo Paulleli (baixo) e Celso de Almeida (bateria). Dois shows que, por si, têm tudo para justificar a viagem à serra.
Mas a programação oferece bem mais. Para os amantes das sonoridades diferenciadas, o destaque é o grupo mineiro Uakti, que desde o final dos anos 70 promove sua musicalidade utilizando materiais alternativos como instrumentos - de tubos de PVC a pedras e metais. Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro, Décio Ramos e Marco Antônio Guimarães estrearão no festival, que, na mesma seara, tem como atração a pluralidade sonora, do clássico ao experimental, do saxofonista e flautista carioca Carlos Malta. Um multi-instrumentista que trafega entre os universos da música brasileira e de jazzistas como Charlie Parker, passando pelos pifes nordestinos, em uma variedade de formações.
Festival de duos

A presença de outros veteranos instrumentistas promete render grandes shows. O gaitista, arranjador, produtor musical e compositor pernambucano Rildo Hora, que em 2009 participou do Fórum de Harmônicas, retorna ao Ceará para um show dividido com o filho, o pianista Misael da Hora. Outro nome de vasta trajetória na melhor tradição brasileira é o maestro Wagner Tiso, tocando com o guitarrista portenho-brazuca Victor Biglione, que retorna ao festival, no qual se apresentou em 2005 ao lado da cantora Ithamara Koorax.
Em um evento de muitos duetos, o pianista cearense Antônio José Forte subirá ao palco na companhia do percussionista carioca Robertinho Silva. E outro renomado representante da escola mineira dividirá os aplausos com um cearense: o piano de Túlio Mourão se une ao violão de Nonato Luiz, um dos grandes estilistas contemporâneos do instrumento.
Também da cena cearense vêm duas outras atrações: a cantora Paula Tesser, por muito tempo radicada na França, interpretando especialmente composições do cearense Valdo Aderaldo. E o saxofonista e flautista Márcio Resende, carioca radicado em Fortaleza, que apresentará ao lado de outros instrumentistas do cenário local os temas de seu CD "New Bossa".
Ainda na programação de shows em Guaramiranga, o Caninga Trio, formado pelos professores de música, apresenta sua formação de sax, guitarra e baixo, com destaque para o sopro do paraibano Heleno Feitosa, o Costinha, ao lado de Manoca Barreto e Júnior Primata.
Já o blues será representado no festival por dois guitarristas: o norte-americano Magic Slim, de 70 anos, egresso do Mississippi e um dos autênticos protagonistas do blues de Chicago, toca no palco principal. Já o jovem músico cearense Artur Menezes será o responsável este ano pelas "jam-sessions" nas madrugadas. E, nos shows de fim de tarde, as atrações são os grupos Marimbanda (do Ceará), Ramo (de Minas Gerais), Viola de Arame (da Bahia) e Harmônica Mercosul, formado por instrumentistas brasileiros, argentinos e chilenos. Um cardápio variado, em prol da música.
MAIS INFORMAÇÕES

Festival Jazz & Blues 2010. Em Guaramiranga, de 13 a 16 de fevereiro. Realização: Via de Comunicação. Contatos: www.jazzeblues.com / 3262-7230.

Nenhum comentário: