segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Importa Nascer de Novo

A teoria da reencarnação não é uma questão de fé ou de crença, mas de estudos nos laboratórios do discernimento, da razão, da lógica e da filosofia. Experiências laboratoriais as mais diversas são feitas na chamada regressão de memória onde o "computador cerebral" trás lá do "hd" da memória imagens guardadas no porão da individualidade, ou "id", vivências e recordações transatas a comprovar que o ser já existiu antes desta atual vida. Alguns teimam em não aceitar a veracidade dos fatos, afirmando que essas idéias são contrárias aos seus arcanos religiosos, ou especificamente ao Cristianismo, argumentando que, se a reencarnação fosse um fato, Jesus perderia sua função de Redentor da Humanidade, etc etc.
Outros, por desconhecimento ou por maldade, fazem afirmações que nada têm a ver com esse palpitante assunto tão sério e importante, porquanto, quando for aceito oficialmente pela ciência e pelas igrejas, irá revolucionar todos os dogmas, ritos, sacramentos e mistérios da fé.
Quando a Psiquiatria compreender a pré existência do ser (Espírito) entenderá melhor a idiotia, as deformações de caráter, a loucura que também podem ter causa extra-cerebral; (Obsessão); descortinará a justiça divina através de suas sábias leis de ação e reação, verificando que o caráter não é hereditário, pois muitos pais possuidores de sabedoria e inteligência têm gerado filhos anormais verdadeiros monstros de bestialidade e perversão, como no caso de Marco Aurélio que se notabilizou pelo gosto de filosofia, letras e sabedoria, que gerou Cômodo que ficou famoso pelas loucuras, crueldades e desregramentos, enquanto Machado de Assis era filho de uma lavadeira, Franklin era filho de um saboeiro, Lutero teve como pai um mineiro, o pai de Virgílio era vendedor de frutas e o de Maomé era condutor de burros de carga...
Se a Psicologia aceitasse a pré-existência do Espírito à formação biológica do corpo, entenderia que o psiquismo não é sudorese cerebral, mas de alguém (Espírito), o ser pensante que comanda o cérebro, compreendendo que os distúrbios comportamentais de hoje nem sempre são frutos de má educação, hereditariedade, traumas etc, mas possivelmente também tendo sua causa no pretérito.
Aceitasse o homem como um ser espiritual pré-existente à genética e que possui um veículo físico (Corpo), a Pedagogia iria compreender melhor as crianças de baixo QI, as excepcionais super-dotadas, como no caso de Mozart (que aos cinco anos falava o francês, o alemão e o latim e compôs sua primeira ópera aos nove anos); Pascal (aos doze anos, sem livros nem professores demonstrou em Geometria até a 32ª proposição de Euclides, inclusive publicando um livro sobre o assunto).
Será que as alegrias e inteligências super-dotadas de alguns seres humanos, é porque Deus quis? Então Deus não tem o critério de equidade, dando idiotia a uns e super inteligência a outros ou favela para aqueles e mansões para esses...
Quando as igrejas perceberem que o Espírito antecede à fecundação, compreenderão que cada um é aquilo que é, construtor do seu próprio destino no uso do livre arbítrio e que trás no bojo da individualidade, a história milenar da formação de sua estrutura psíquica e que, livres do corpo, podem vir a se comunicar conosco, elas abandonariam a idéia do Satanás...
Quando entenderem a mecânica e a justiça da reencarnação como graça divina nos oportunizando o reparar nossos erros, adotariam a idéia de Jesus quando diz que o Céu é um estado d'alma, que não está aqui nem acolá... E o céu se estabeleceria dentro de nós, aqui e agora. Esta é a visão espírita.
Alguém disse "como posso voltar e nascer como minhoca" ou "ser uma árvore ou um animal?" ou ainda, "eu nasço e vem um espírito aí qualquer e entra em mim" e muitos outros desconhecimentos acerca do palpitante assunto.
Mas eu gosto mesmo, além da lógica, da filosofia e do aspecto científico que nos mostram a realidade reencarnacionista, é do lado sentimental. Nem precisa dar altos vôos intelectuais ou científicos para verificar o quanto é gostosa, nobre e justa a idéia da reencarnação. Por exemplo, a afirmação do Céu e do Inferno faz de Deus um sádico que se compraz com o sofrimento de seus filhos, a quem mandou Jesus dizer que "nem uma ovelha do meu Pai se perderá". Essa idéia segrega a família. A mãe, distinta senhora, honesta e cristã, foi para o Céu, mas seu filho que enveredou pelo caminho das drogas, foi pra o Inferno. Jamais se verão novamente. E essa mãe será feliz no Paraíso? Já a idéia da reencarnação é de inclusão sócio/espiritual. Os dois podem voltar ao banco da escola da vida e reaprender as lições se ajudando mutuamente, continuando no mesmo vínculo sanguíneo e afetivo, amando-se como mãe e filho ou vice versa. Já imaginou seu pai desencarnando e oportunamente sua mulher engravidar e ser ele, Espírito imortal a vir habitar o corpinho que está sendo gerado no seu ventre. De repente você está com o ser amado nos seus braços, num reencontro afetivo onde o lar tem continuidade entre os seres que se amam. Isso, sim, é justiça, que dá oportunidade de reencontros entre os que se amam e também entre os desafetos para no mesmo vínculo familiar repararem velhas dívidas e se liberarem de seus débitos uns para com os outros, criando então novos vínculos de coração para coração.
Quanta bondade de Deus conceder nova oportunidade ao aluno repetente, fazendo-o voltar num outro corpo (fabricado só para ele) e reparar seus erros cometidos, aprender o Evangelho de Jesus para atitudes mais nobilitantes, exercitar a humildade, valorizar a vida dentro de um corpo/templo pra continuar evoluindo, como espírito imortal que é.
A idéia da reencarnação não diminui a tarefa do Cristo, vez que foi ele mesmo que disse "importa nascer de novo". Só vejo na lei dos renascimentos a bondade de Deus com sua pedagogia de investir nos filhos que Ele criou eternos e imortais e cuja destinação é a perfeição. Isso sim, é justiça!
(Mário Kaúla Bandeira - Desencarnou no dia 07 de janeiro de 2010 aos 73 anos de idade. Trabalhador e divulgador espírita do Centro Espírita Grão de Mostarda, no Parque Araxá, onde já foi várias vezes presidente. Palestrante, professor de oratória e escritor.)
À família Kaúla, nossa solidariedade pela dor da saudade, amenizada esta pela certeza do reencontro futuro, quando a Fonte da Vida nos permitir!!!

Nenhum comentário: