quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Mundo de SOFIA.... (O Filme)

O filme O Mundo de Sofia é uma adaptação da famosa obra homônima de Jostein Gaarder, que já vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Assim como o livro, o filme pode muito bem servir de iniciação à filosofia para as pessoas que se sentem desafiadas pela vasta literatura filosófica.
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos, e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um desconhecido chamado Albert Knag, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
A partir dessas mensagens, Sofia ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia. Ele começa totalmente anônimo, mas conforme a história continua ele revela cada vez mais sobre si mesmo.
Juntos, os dois percorrem o desenvolvimento do pensamento filosófico, desde Sócrates até os filósofos dos dias atuais, passando pela Idade Média, pelo Iluminismo, pela Revolução Francesa e pela Revolução Russa.
E enquanto percorrem esta caminhada, eles descobrem que são apenas personagens fictícios criados pela imaginação de um escritor, e começam a elaborar um plano para escapar para a realidade.
O filme O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e bastante eficiente à história da Filosofia e aos seus principais fundamentos, sendo recomendado a todos que têm paixão pelo conhecimento.
Informações Técnicas:
Título Original: Sofies verden
País de Origem: Noruega / Suécia
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 200 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Direção: Erik Gustavson

Nenhum comentário: