quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma pitada de Filosofia

A filosofia pode ser definida em seu sentido etmológico como sendo: Philo = Amor + Sophia = Sabedoria. Esta é a forma de como Pitágoras se referia a atividade que ele exercia incansavelmente. Assim, filosofia é a busca incessante pelo conhecimento e esta busca se faz através de questionamentos, dúvidas, problematizações, hipóteses e argumentações que se traduz no pensar reflexivo. Para mim o melhor conceito é o que traduz a forma como buscamos compreeder-se a si mesmo (autoconhecimento) e assim passamos a entender melhor os outros e o mundo através do raciocícinio e da compreensão das causas e consequências que movem o mundo.
Podemos perceber a funcionalidade da filosofia na vida cotiana das pessoas a partir do momento em que ela oferece ferramentas necessárias para compreeder as constantes mudanças sociais e tecnológicas e a forma de como o indivíduo deve agir diante dos desafios do mundo. A função da filosofia é mostrar que a vida pode ser usufruída através de uma felicidade ontológica (que parte do ser) e não de uma satisfação momentânea propiciada pelos bens materiais. Por isso, a aplicação dos seus pressupostos pode ser relevante na atual sociedade em que vivemos, no momento em se dar muito valor ao ter e esquece-se o ser, a filosofia propõe um retorno ao entendimento das potencialidades humanas e com isso a uma forma de convivência mais harmoniosa e pacífica. Sabemos que a técnica está presente em todas as atividades do homem moderno e que ele precisa saber controlar a máquina para que assim não seja cotrolada por ela, diante disso a filosofia traz um entendimento para uma real compreensão dos mecanismos dessa sociedade tão dinâmca.
No meio social a filosofia pode trazer a aplicação de conceitos formulados pelos filósofos que são necessários para que a sociedade seja formada por pessoas conscientes dos seus deveres e participantes das decisões políticas que influenciarão os demais cidadãos na busca de um mundo melhor.
A filosofia é portanto de grande importância para o homem moderno pois sem ela este homem não conseguiria situar-se diante das mais variadas e complexas transformações tecnológicas e principalmente da inversão de valores morais que constatamos no codiano. Ela serve como uma bússula a nos orientar para que não tomemos caminhos que muitas vezes podem nos levar a alienação e a perca da nossa própria identidade onde às vezes agimos influenciados pelos outros sem uma vontade própria.
Rascunhos pessoais de aula

Nenhum comentário: