segunda-feira, 12 de julho de 2010

''Enem'' dos professores tem resistência no CE

MEC cria novo método de avaliação de professores da rede pública de ensino. No Ceará, projeto recebe ressalvas de educadores. Eles preferem mais atenção à melhoria de itens antigos, como salários e estrutura curricular
O Exame Nacional do Ensino Médio e o Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Docente são parecidos na nomenclatura. Porém, além de serem aplicados a públicos diferentes (alunos e professores, respectivamente), apontam para caminhos distintos. Enquanto o Enem avalia o conteúdo acumulado por estudantes do ensino médio, o “Enem dos professores”, como vem sendo chamado o provão, deve estabelecer critérios para o ingresso de graduados no magistério.
O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar o novo método de avaliação de educadores em 2011. Na primeira edição, serão avaliados os interessados em trabalhar na rede pública de ensino fundamental (1º ao 5º ano) e educação infantil. Contudo, o anúncio da medida causa polêmica.
Parte da categoria é contra o mecanismo. Tanto que encaminhou ao ministro Fernando Haddad uma carta de protesto à regulamentação do provão e à política de concessão de bolsas de estudo. No Ceará, especialistas também fazem ressalvas quanto ao teste. “Se as instituições que formam os professores são idôneas e o professor sai licenciado, teoricamente ele estaria certificado para o exercício da docência”, pondera a especialista em licenciaturas Carmensita Passos.
Ela diz não ver necessidade de se criar mais um canal de análise de desempenho profissional. Seria mais importante aperfeiçoar as condições de trabalho dos professores com melhores salários e uma estrutura curricular que preveja mais horas de planejamento das aulas.
Soma-se a isso a oferta de cursos de formação continuada. “Esse tipo de exame tem muito mais caráter punitivo do que de diagnóstico da situação em busca de melhoria do sistema. E não vamos resolver o problema da educação aumentando o aparato de fiscalização. O nosso agente fiscalizador já é a sociedade civil”, argumenta..

Prioridade

Para o Sindicato Apeoc, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Docente até deve ser aplicado. No entanto, não é a prioridade do setor.
Na opinião do vice-presidente do órgão, Juscelino Cunha, o Governo Federal precisa ofertar mais oportunidades de mestrado em todo o Brasil. Segundo ele, muitos professores acabam tendo que procurar cursos em outros países para darem continuidade às pesquisas nas quais têm formação.
“Não somos contra (o exame). Mas essa metodologia não é conveniente. Ao invés de bancar prova, poderiam pensar no mestrado, porque muitos só têm especialização”, comenta.

E MAIS

TESTE SERÁ ANUAL
O provão será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que já possui outros sete métodos de avaliação de educadores básicos e de nível superior.
O teste será realizado anualmente e a participação é de caráter voluntário.
As administrações (prefeituras e governos estaduais) que queiram utilizar os resultados do Exame também terão de decidir qual o peso que o resultado do provão terá na contratação de docentes.
Fonte: Jornal O Povo

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