quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seduc abrirá seleção interna para professores e seleção pública para diretores de Escolas de Educação Profissional

A Secretaria da Educação(Seduc) lançará até a próxima quinta-feira, dia 28, os editais de seleção interna para professor e seleção pública para diretor de Escolas Estaduais de Educação Profissional(EEEPs). Os profissionais vão compor um banco de recursos humanos para lotação nestas unidades. Para o cargo de professor, pode concorrer, exclusivamente, quem é efetivo da rede estadual de ensino e que possua habilitação na disciplina para a qual concorre. No caso do diretor, qualquer pessoa graduada poderá participar. Um mesmo candidato poderá se inscrever para os dois cargos.

A seleção ocorrerá em duas etapas: prova objetiva que será realizada pela Universidade Federal do Ceará(UFC) e um Seminário sobre modelo de gestão e a proposta pedagógica das EEEPs. Esta segunda fase ficará sob a responsabilidade das próprias unidades de ensino.

Os inscritos para professor farão prova de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Educação Profissional e Modelo de Gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional(TESE). Para a seleção de diretores será acrescida a área de gestão escolar.
Fonte: http://portal.seduc.ce.gov.br

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Moringa é tema de pesquisa

Apontada como "milagre da natureza", a moringa oleifera é objeto de pesquisa em Caucaia e fonte de alimento

Nesta semana, estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil comemoraram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Muitos trabalhos foram apresentados e debatidos como alternativas à sustentabilidade. Aqui no Ceará, destaque para as experiências de pesquisa e divulgação da moringa oleifera, planta mundialmente conhecida por suas ricas propriedades nutricionais e medicinais. Alunos da Escola de Ensino Médio José Alexandre, do Distrito de Capuan, em Caucaia, sob coordenação da bióloga e professora do Centro Vocacional Tecnológico (CVTec), Priscila Carvalho Holanda, realizam o projeto "Moringa oleifera - Um milagre da natureza", apresentado durante a semana.

Os estudantes divulgam a planta e repassam ensinamentos sobre o consumo e utilização medicinal, com distribuição de sementes e mudas.

Árvore da moringa plantada há um ano já dá frutos e folhas, utilizados para fazer sucos na merenda escolar da Escola José Alexandre, em CaucaiaAções locais visam popularizar o uso da moringa, no Ceará, com ajuda de estudantes como Luis Vinícius de Oliveira Miranda

Fonte: Jornal diário do Nordeste (24/10/10)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sonhos Roubados - O Filme

"Como professor de Ensino Médio tenho me deparado com os mais diversos problemas sociais que atingem os jovens. O filme é um retrato fiel de como o problema do TER valer mais do que o SER aflinge a dignidade humana, levando jovens à prostituição a fim de conseguirem dinheiro para satisfazer seus prazeres consumistas.
Indico... MUITO BOM!!!!"

Três garotas entre problemas adultos e a vontade de ser menina (Érico Borgo)


Inspirado no livro As Meninas da Esquina – Diários dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seis Adolescentes do Brasil, de Eliane Trindade, o filme retoma um assunto já explorado por Werneck em seu documentário Meninas, de 2006: o difícil cotidiano das jovens de comunidades carentes.

A trama acompanha três dessas garotas, amigas inseparáveis de colégio que encontram na prostituição uma maneira de complementar o orçamento doméstico ou alcançar seus sonhos de consumo. A mais "esperta", Jéssica (Nanda Costa), se vira como pode para cuidar do avô Horácio (Nelson Xavier) e sua filha Britney. Já Daiane (Amanda Diniz) vive em busca do afeto de seu pai ausente, Seu Germano (Ângelo Antônio). Pra completar, Sabrina (Kika Farias), carente de afeto e atrás de um futuro melhor, se apaixona por um traficante da comunidade.

Ainda que um tanto previsível - histórias como as das três meninas existem aos montes, basta procurar ouvi-las -, Sonhos Roubados é bastante sensível em sua abordagem. A diretora não depende dos diálogos para mostrar o carinho que nutre pelas suas representativas personagens... ela o demonstra através de cenas sutis. A honestidade está na embalagem de shampoo que divide a profundidade de campo ou na cena em que uma das meninas passa batom usando o bule da pastelaria como espelho.

As protagonistas dividem seu tempo entre problemas adultos precoces e a vontade de ser menina. As histórias cruzadas são fortes tanto separadas como nos momentos em que elas se encontram, trocando confidências. Os diálogos, porém, mereciam um pouco mais de cuidado - são instáveis, problema talvez do excesso de roteiristas (são seis, Paulo Halm, Michelle Franz, Adriana Falcão, José Joffily, Mauricio Dias e a própria Werneck) -, mas nada que a qualidade das atuações não salve.

Daniel Dantas está excelente como o pedófilo Tio Peri, equilibradíssimo entre a ojeriza que o personagem causa e a naturalidade com que ele mesmo parece encarar seu desvio. Marieta Severo, um dos pontos altos de Cazuza, mais uma vez tem destaque em um filme de Werneck, agora como a cabelereira que serve como figura materna e amiga a Daiane. MV Bill, que interpreta um presidiário, só não rouba suas cenas porque todas elas envolvem a promissora Nanda Costa, o grande trunfo de Sonhos Roubados. As histórias de Daiane e Sabrina são interessantes, mas é Daiane, através de Nanda, que queremos ver... a garota arisca e atirada, que "rala muito pra ser gostosa", sabe usar o corpo e não vê qualquer problema em se prostituir. Aliás, sequer acredita que o que faz é prostituição, visão honesta que a diretora parece, de certa maneira, compartilhar, já que o filme - acertadamente - não trata o assunto com qualquer preconceito.
Fonte: www.omelete.com.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Filme: Mãos Talentosas

Um filme para refletirmos o quanto é possível acreditar na potencialidade do ser humano...
Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma pitada das minhas reflexões caedeanas

A ESCOLA PÚBLICA COMO INSTITUIÇÃO MULTICULTURAL
A escola como é o principal espaço de confluência e interação, não somente de individualidades, mas, sobretudo dos grupos culturais e das representações sociais das mais diversificadas formas. Gerenciar toda essa complexidade a fim de garantir uma convivência pacífica e longe da exclusão social e das formas de submissão e alienação ideológicas é o desafio instigador de todos os que atuam no campo educacional.
Vivemos um período da História onde a dinâmica dos acontecimentos e a velocidade das descobertas são os principais fatores para as mudanças de postura e da aceitação de novas formas de hábitos. A palavra da vez é a globalização que envolve todas as esferas do setor humano: a tecnologia, as comunicações, os setores político e social, a moda, a cultura etc. Todas essas influências acabam interferindo no modo de ser de cada um e reflete nos modos de formação dos grupos que passam a configurarem-se cada vez mais plurais e diversos, com pretensões de convencer aos outros de que cada um com suas especificidades são sempre melhor que o outro. A complexidade surge como um novo paradigma que se bem coordenado pode ser um instrumento de fortalecimento das relações sociais, no entanto, se não for direcionado para a garantia da igualdade de todos pode-se cair na criação de guetos que podem tornar a sociedade em sub-divisões de grupos onde uma minoria se privilegia com as regalias arrancadas de uma minoria que são desprovidas dos direitos mais básicos para uma sobrevivência digna.
A escola pública tem então a função de oferecer um ensino que vá além da perspectiva discriminatória e de exclusão, oferecendo aos jovens uma educação universalizada onde o lema Educação Para Todos seja respeitado em todos os seus sentidos e que o direito de participação nas decisões da escola se estenda à todos os que fazem a comunidade escolar e que o ideário de democracia esteja presente nas práticas didáticas dentro e fora da sala de aula.
Sabemos que efetivar a ideia acima ainda é uma proposta que há tempos vem sendo perseguida pelos que acreditam na escola como principal instrumento de reforma da sociedade, uma vez que, se de um lado a escola prepara o jovem para a vida através da efetivação dos conceitos de cidadania, participação, democracia, autonomia, emancipação humana, profissionalismo, ação ética etc, por outro lado, o mundo globalizado cria um embate entre as propostas pedagógicas apregoadas pela escola quando intensifica a desigualdade social (colocando o ter acima di ser) e aumenta o desrespeito quanto aos direitos humanos, banalizando a violência e tornando o trabalho digno e direito do cidadão algo desprezível uma vez que os bens materiais podem ser adquiridos de modo ilícito.
A escola, como principal espaço de criação do saber, tem a obrigação de desenvolver currículos que vão de encontro com a situação cultural dos seus alunos. É preciso dialogar e não impor, é preciso conhecer o que o aluno tem a falar sobre as suas principais dificuldades de vida em sociedade, e mais do que tudo, é preciso transformar. Mostrar ao jovem que é através da escola que ele terá a oportunidade de mudar a situação em que se encontra.
(Texto Escrito na Disciplina Liderança e Gestão Para a Diversidade)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oficina de Construção do COM-VIDA (SEDUC-Ce)

Com o objetivo de acompanhar a Educação Ambiental na e construir a agenda ambiental na escola, a Seduc realizou o Encontro Preparatório de Monitores para as Oficinas de Construção de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Realizado no Hotel Praia Centro (Fortaleza-Ce) nos dias 18 e 19/10/10. O evento contou com representantes de escolas de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novos conteúdos para o ensino médio?

Os rumos do cotidiano de estudantes do ensino médio, dentro e fora das salas de aula, estão abertos à discussão. Hoje, o Conselho Nacional de Educação (CNE) recebe interessados em contribuir na elaboração do documento que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, com a previsão de ser homologado até o fim do ano pelo Ministério da Educação (MEC). Além de novos conteúdos que deverão integrar a organização curricular, a resolução – previamente elaborada pelo CNE – traz ainda o reforço de que o ensino médio deve ter o foco não apenas na continuidade dos estudos com o ensino de conteúdos previstos em vestibulares, como também na preparação básica para o trabalho, na formação ética dos estudantes e na relação dos fundamentos científico-tecnológicos com a prática.

Entre os novos conteúdos previstos para integrar a organização curricular dessa etapa de ensino estão educação ambiental, diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, valorização do idoso, música e cultura afro-brasileira e indígena.
Na verdade esse conteúdos já estão contemplados nos temas transversais.

E são assuntos cotidianos, de uma educação voltada para valores. Entrar no currículo é mais uma obrigação para que a escola prove para a sociedade todo o seu valor educacional.

Minha indagação é: será que é preciso mesmo homologar e discutir se isso é importante para o currículo do ensino médio para que a escola comece os assuntos a integrar a sua prática cotidiana?

Fonte:
http://blog.opovo.com.br/

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Feriadão em CANOA

Tudo pronto para a praia de Canoa Quebrada, a 150 quilômetros de Fortaleza, virar palco para os principais nomes do blues do País. O Festival Canoa Blues invade a praia no feriadão com sete atrações gratuitas. A abertura do evento é nesta sexta-feira, 8, às 21 horas, no Pólo de Lazer da praça principal de Canoa, com o paulista radicado no Ceará Felipe Cazaux, um dos expoentes do cenário independente local. Em seguida, o show continua com Marcos Ottaviano & Kiko Moura Project, que leva para os palcos o melhor do Blues, R&B, Rock e Country em performances instrumentais.

No sábado 9, o argentino Nicolas Smoljan, que já passou de mil apresentações ao vivo no mundo, encantará o público de Canoa com sua performance. Em seguida estão programados os shows dos cariocas Big Joe Manfra, guitarrista reconhecido no Brasil, e Taryn Szpilman, aclamada como a principal voz feminina do blues brasileiro. As apresentações também serão no Pólo de Lazer e abertas ao público, a partir das 21 horas. O encerramento será no domingo, 10, na Barraca Chega Mais, ao meio dia, com o vasto repertório da banda cearense Over Trio e do gaitista carioca Jefferson Gonçalves e banda.

AGENDA:

Oficinas
9 a 12 de outubro – Crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Icapuí terão aulas gratuitas de iniciação à gaita.
10 de outubro - Aulas de técnica circense em tecido, na Associação Canoa Criança.
10 de outubro - Aula show sobre a blues, com Roberto Lessa, no auditório do Polo de Lazer de Canoa Quebrada.

Shows
8 de outubro - Felipe Cazaux (CE) e Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP)
9 de outubro – Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ) e Taryn Szpilman (RJ)
Local: Pólo de Lazer
Horário: 21 horas
Entrada: Gratuita
10 de outubro – Over Trio (CE) e Jefferson Gonçalves e Banda (RJ)
Local: Barraca Chega Mais
Horário: 12horas
Entrada: Gratuita

Mais informações:
(85) 3133.7769 ou pelo site www.canoablues.com.br e twitter @CanoaBlues.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Canoa Blues 2010

Artistas nacionais e internacionais são atrações do evento. Responsabilidade social também é foco do festival

nicolasmoljanAcontece de 8 a 10 de outubro a terceira edição do Festival Canoa Blues, consolidando a praia como relevante centro de produção e difusão cultural.

É no contexto do aperfeiçoamento de ações de caráter ambiental, qualificação profissional e implantação de empreendimentos e serviços que vai ser realizado o terceiro Canoa Blues, festival reconhecido nacionalmente e que integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. Este ano, sete atrações, entre músicos locais, nacionais e internacionais, estarão no palco do Polo de Lazer, na praça principal de Canoa Quebrada, e no último dia na Barraca Chega Mais.

tarynsplitzmanA Associação dos Empresários de Canoa Quebrada e Conselho Comunitário de Canoa Quebrada (Asdecq) é a responsável por apoiar esses eventos, sempre visando o crescimento da região, que só vem a agregar pontos positivos. Além do Canoa Blues, a Asdecq também apoiou em setembro a realização do festival de cinema Curta Canoa. “São iniciativas que mudam para melhor o perfil sócio-econômico local e reforçam a participação de Canoa Quebrada no cenário turístico nacional”, diz José Ruy Barbosa, gestor da Asdecq.

Participam do Canoa Blues Felipe Cazaux (CE), Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP), Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ), Taryn Szpilman (RJ), Over Trio (CE) e Jefferson Gonçalves e Banda (RJ). A mistura de estilos será a marca do festival, que promete levar muita música no feriado prolongado.

Responsabilidade social
O Canoa Blues é parceiro do projeto Arte Como Indutora de Emprego e Renda e de Transformações Sociais em Icapuí (CE) e levará a cerca de 60 crianças e adolescentes da rede pública do município aulas gratuitas de iniciação à gaita, ministradas pelos educadores Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra e apoiada pelo Banco do Nordeste.

Cada criança receberá material didático e um instrumento gratuitamente. “É um compromisso social firmado em torno da cultura, envolvendo comunidade e produtores, no sentido de adicionar conceitos de cidadania, valorização humana e formação profissional aos princípios de turismo e lazer saudáveis”, diz o diretor executivo do festival, Luiz Carlos de Carvalho.

Já a arte-educadora Juliana Longuinho (RJ) levará à Associação Canoa Criança, em Canoa Quebrada, aulas de técnica circense em tecido. O festival Canoa Blues também será ponto de arrecadação de livros de gêneros diversos, para composição do acervo das bibliotecas mantidas pelo Conselho Comunitário de Canoa e da Associação Canoa Criança.

Serviço
Canoa Blues 2010
Shows: 8 e 9 de outubro – Polo de Lazer da Praia de Canoa Quebrada – às 21 horas / 10 de outubro – Barraca Chega Mais – às 12 horas
Oficinas: 9 a 12 de outubro (Icapuí)

Informações: (85) 3133.7769 / 3244.6728
http://www.canoablues.com.br/

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sua Aula Bem na Foto

A utilização dos recursos visuais torna o aprendizado mais interessante e prazeroso para seus alunos. As imagens facilitam o entendimento, a explicação e permitem a descoberta de um mundo novo, repleto de cores e detalhes.

Com os programas PhotoSynth, Photo Story e o Deep Zoom você pode criar aulas mais dinâmicas e interativas com a sua turma. Utilize estes recursos, desenvolva atividades com seus alunos e participe do Concurso Cultural Sua Aula Bem na Foto. Do dia 20 de setembro ao dia 15 de outubro, você pode se cadastrar no site Conteúdos Educacionais e enviar seu material para nós!

As três aulas mais criativas serão divulgadas nas redes sociais do Educadores Inovadores e ainda serão premiadas com uma mochila para Notebook da Microsoft Educação.