sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Escola não terá qualidade até fim da gestão Cid, admite Izolda

Durante reunião no Tribunal de Contas dos Municípios, Izolda Cela admitiu que o Estado está longe de ter uma ''boa escola''. Porém, afirmou que já houve avanços importantes, devido a metas tidas como ousadas

O anúncio partiu da própria secretária da Educação do Estado, Izolda Cela: “Daqui a quatro anos ainda não teríamos uma boa escola”. A declaração foi feita durante reunião no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que foi comandada pelo presidente da Corte, Manoel Veras. Estavam presentes ainda o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, e servidores do Tribunal.

Na opinião da secretária, uma escola de qualidade deve proporcionar aos estudantes o conhecimento condizente com a série em que se encontram. Precisa também evitar que o estudante tenha dificuldade de aprendizado no futuro.

“Uma boa escola de ensino médio é aquela que o jovem termina o 3º ano e tem as competências exigidas para aquela etapa. Se ele está bem informado com relação aos conhecimento e tudo. Isso não está acontecendo”, admitiu Izolda.

Contudo, a secretária ponderou: “Mas, com isso, eu não quero dizer que coisas importantes não aconteçam. Pelo contrário, eu estou dizendo porque defendo que nós precisamos nos comprometer com metas claras”.

Izolda destacou que houve avanços na área, entre os anos de 2008 e 2009, principalmente no Ensino Médio, se comparado o ritmo de crescimento do Ceará com o de outros estados.
“É um crescimento atípico, favoravelmente atípico. Agora, a distância para aonde nós devemos chegar ainda é grande”, admitiu.

Sobre quando o Ceará terá o que ela acredita ser uma “boa escola”, a secretária afirmou que vai depender do ritmo com que as políticas adotadas se consolidem, não sendo possível precisar quando as “transformações dos sistemas” devem ocorrer.

“É necessário que tenha uma continuidade, que não sofram interrupções indevidas ao longo dos anos, e que possam se comprometer com as metas que são factíveis e que sejam ousadas também”.
Fonte: www.opovo.com.br

Nenhum comentário: