terça-feira, 16 de março de 2010

Filha de Che é alvo de protesto no Ceará!!!

Ao mesmo tempo em que a filha do líder revolucionário Che Guevara, Aleida Guevara, defendia, no Ceará, a libertação de cinco presos políticos cubanos nos Estados Unidos, ela foi cobrada por membros do movimento Crítica Radical sobre a libertação dos cerca de 200 presos políticos em Cuba. O episódio, que trouxe à tona um conflito de opiniões que já toma conta das rodas de debate em todo o mundo, aconteceu ontem durante audiência pública na Assembleia Legislativa.

Mal o encontro começou, o grupo, que prega o fim do capitalismo e do próprio socialismo, ergueu diversas faixas e gritou palavras de ordem que tinham como alvo certo Aleida Guevara. ``Nem embargo, nem perseguição, anistia e emancipação``, repetiam os manifestantes.

Em resposta, sem fazer referência aos presos em Cuba, a filha de Che Guevara garantiu que os cubanos presos nos Estados Unidos estão injustamente sendo acusados de terrorismo. Segundo ela, três deles estão condenados à prisão perpétua e dois à cadeira elétrica. ``Ninguém conhece a verdade sobre os cinco prisioneiros. Cuba não está pedindo clemência, mas exigindo que o governo dos Estados Unidos cumpra suas próprias leis``, sublinhou.

Para tentar provar que a nação errada nessa discussão são os Estados Unidos, Aleida afirmou que o país rival gasta US$ 100 milhões anualmente para financiar grupos dissidentes em Cuba, além de enviar outros US$ 5 milhões para as embaixadas de diversos países fazerem propaganda negativa do único país na América que ainda sustenta um regime comunista.

Tentando fazer um contraponto à fala de Aleida, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza & que integra o Crítica Radical & condenou o fato de pessoas serem presas em Cuba por criticarem o sistema de governo. Além disso, afirmou que o socialismo praticado em Cuba não conseguiu promover a ``verdadeira emancipação humana``, já que as relações continuam sendo mediadas pelo dinheiro. ``A ideologia é algo danoso porque muitas vezes impede que vejamos a sociedade como ela é``, afirmou.

O protesto provocou a ira dos que defendem o regime cubano. O padre Haroldo Coelho, por exemplo, disse que o Crítica Radical estava reproduzindo o que, segundo ele, a imprensa comprometida com o imperialismo diz. ``É lamentável que pessoas que se dizem radicalmente contra a exploração do homem pelo homem possam aumentar o coro das vozes fascistas e imperialistas só porque Cuba prendeu aquele marginal``, disse o esquerdista, se referindo Orlando Zapata, que morreu após 85 dias de greve e fome.

Para Aleida, Cuba não tem presos políticos

Em entrevista, Aleida Guevara tentou explicar por que os presos cubanos nos Estados Unidos merecem ser soltos e os em Cuba não. Segundo ela, nem sequer existem presos políticos em Cuba. ``Preso político significa que tu és preso por tuas ideias. E em Cuba ninguém é preso por suas ideias. Em Cuba, você é preso por ações contra o povo``, argumentou.

Já os cubanos condenados nos EUA teriam sido presos três meses antes de a Agência Central de Inteligência (CIA) ter declarado em juízo que nenhum deles poderia ter informações que pudessem oferecer perigo ao Governo. ``Em outro caso, por passar informações à União Soviética, condenaram à privação de liberdade por 20 anos. E os cubanos à prisão perpétua? O que é isso? Não tem lógica! Estão violando suas próprias leis``, reclamou.

Sobre o fim do embargo econômico dos americanos sobre Cuba, a filha de Che Guevara afirma que o presidente Barack Obama não significa absolutamente nada em termos de avanços. ``Para os EUA, historicamente, ter um presidente negro num país racista é uma coisa boa. Mas, para Cuba e a América Latina, não representa nada``.

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário: