As novas diretrizes nacionais para o ensino fundamental, com aprovação prevista para maio, devem recomendar a abolição da reprovação até o terceiro ano.
A intenção do Ministério da Educação (MEC) é transformar os três primeiros anos em uma espécie de ciclo de alfabetização, durante o qual o aluno não deve ser retido.
A ideia ganhou força com a divulgação dos dados do Censo Escolar de 2008, quando cerca de 74 mil crianças reprovaram o primeiro ano do novo Ensino Fundamental.
A medida funcionará como uma recomendação para as redes de ensino, mas não terá força de lei. A adoção da progressão automática gera preocupação entre especialistas. O grande risco é que o aluno promovido chegue ao final do ciclo sem ter aprendido…
Um risco enorme. A não reprovação não garante que o aluno tenha tido uma boa alfabetização nem que tenha comprrendido os conteúdos básicos para prosseguir no fundamental.
Espera-se que o debate seja aberta para a sociedade, incluindo aí os pais e a escola.
A intenção do Ministério da Educação (MEC) é transformar os três primeiros anos em uma espécie de ciclo de alfabetização, durante o qual o aluno não deve ser retido.
A ideia ganhou força com a divulgação dos dados do Censo Escolar de 2008, quando cerca de 74 mil crianças reprovaram o primeiro ano do novo Ensino Fundamental.
A medida funcionará como uma recomendação para as redes de ensino, mas não terá força de lei. A adoção da progressão automática gera preocupação entre especialistas. O grande risco é que o aluno promovido chegue ao final do ciclo sem ter aprendido…
Um risco enorme. A não reprovação não garante que o aluno tenha tido uma boa alfabetização nem que tenha comprrendido os conteúdos básicos para prosseguir no fundamental.
Espera-se que o debate seja aberta para a sociedade, incluindo aí os pais e a escola.
Fonte: Blog O povo.
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