segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sábado com Paralamas no Cocó

Já faziam quase 10 anos que assisti ao show do Paralamas do Sucesso (em Teresina-Pi) e sábado tive o prazer de revê-los no palco... Os caras são bons demais e o grande lance é que eles não vivem apenas dos hits tarimbados do passado, entre uma e outra canção novas iam surgindo para acalorar o público. Destaque para os desenhos do calçadão de Ipanema ao fundo do palco, a força e o vigor de Herbert Viana (mesmo diante de tudo o que passou)... O profissionalismo de Bi Ribeiro (no baixo) e a versatilidade de João Barone (luzes focadas nos solos de bateria)... FOI SHOW!!!
São Pedro, enfim, deu uma noite de trégua aos fortalezenses. Pelo menos aos que marcaram presença no anfiteatro do Parque do Cocó, no último sábado (22). Em decorrência do Férias no Ceará, projeto encabeçado pelo Governo do Estado, o trio Paralamas do Sucesso foi a atração principal do evento gratuito, que contou na ocasião com a abertura local da banda Eletrocactus, e prossegue com sua programação até o dia 6 de fevereiro na capital e Interior.

Mesclando canções de compositores nordestinos a um afinado repertório autoral, este pertencente ao CD de estreia O dia em que a fome morreu de sede, o quinteto balançou a plateia - que aos poucos se aglomera no local - principalmente ao executar versões inusitadas para poemas de Patativa do Assaré (Vaca Estrela e Boi Fubá) e músicas de Zé Ramalho (Frevo Mulher) e do rei do baião, Luiz Gonzaga (Asa Branca), que ganhou um arranjo em blues.

Precisamente às 22h10min, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone subiram ao palco com o propósito de passar a limpo com os fãs nada menos do que 28 anos de estrada pelo rock nacional. Num clima de reggae, o show foi aberto com Sem Mais Adeus, que integra o mais recente álbum, Brasil Afora, e que traduz o clima alegre característico do trio, sempre bem acompanhado de instrumentistas do primeiro time.

Dos Margaritas, do sétimo álbum Severino (1994) veio na sequência, que contou ainda com a antológica Óculos (1984) - com o acréscimo do novo verso “em cima dessas rodas também bate um coração” – e outras tão aguardadas, como O Beco, Ela Disse Adeus, Cuide Bem do Seu Amor, Romance Ideal, Bora-Bora e Perplexo. Com novo arranjo, Melô do Marinheiro deu passagem para um momento mais, digamos, light do show com Você (Tim Maia), Meu Erro, Lanterna dos Afogados e Caleidoscópio.

Mas quando o público pensa em ter já esgotado as “carimbadas”, eis que o lado “festeiro” dos Paralamas retorna com La Bella Luna, A Novidade e, para a alegria dos presentes, Lourinha Bombril e Alagados, que teve citação de Sociedade Alternativa, de Raul Seixas; e Uma Brasileira. Para o bis, foram escolhidas Sonífera Ilha (Titãs), Ska e, do fundo do baú mesmo, Vital e Sua Moto. “Obrigado por tudo. De verdade. É por vocês que todo esse esforço vale a pena”, afirmou Herbert.

Teresa Monteiro (http://www.opovo.com.br)

Nenhum comentário: