quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Chaves, Chapolin e a Filosofia...

Muitos vem a tais sarais de filosofia para ouvir sobre Arquimedes e seus cálculos , Sócrates e seu saber de não saber , o sarcasmo corrosivo de Nicolau Maquiavel , destes entre tantos outros filósofos que podemos citar ,mas querendo inovar , só para quebrar a tradição de meus colegas e decidi falar de alguém vivo e não filósofo em prática de exercício mental convicto , e esse alguém de quem eu gostaria de comentar é Roberto Gomës Bolanõs , o então apelidado de chespirito { derivado latino americano de Willian Shakespeare , de tamanho idolatria a sua pessoa no México } pois seus ideais estão sempre presentes em nosso dia-dia e com isso venho lhes mostrar um pouco de sua metodologia fazendo com que eu lhes possa transformar o jeito de ver um seriado de televisão com outros olhos e dando ênfase a ironia , crítica social entre outras coisas mas que ele esconde em suas tão famosas ‘’comédias pastelões ‘’ que ele apresenta rindo e debochando de forma discreta de varias histórias e estórias assim contadas , coisas escondidas e comentários demais.
1-Sem apelação?
Sim, sem nenhuma apelação explicita, porém com muita ironia escondida por debaixo de seus contos e de suas personagens com as quais vou lhes demonstrar mais adiante pois até o fim desse resumo devo lhes mostrar como é que Chaves e Chapolin se encaixa em tamanho assunto como o da cultura da América Latina , que ele vai demonstrando em seus episódios.
2-As Personagens
Se eu fosse lhes mostra todas as personagens criadas por chespirito eu iria é lhes escrever um livro, não uma breve nota como meio desta que vos apresento, pois se formos somar todos os seus episódios passariam de mil e personagens chegariam a diversas dezenas, por isso eu só irei comentar sobre suas principais personagens para fins que possamos entender um pouco melhor da dialética de chespirito:
*Chiquinha: Personagem esperta, astuciosa de chespirito, vive fazendo mil artimanhas e assim se virando como toda criança pobre de país de terceiro mundo, chegando até a ser maldosa , mas , como todos sabemos todo o ying tem seu yang . Esta personagem levou um certo autor de desenhos animados a criar uma de suas maiores personagens , estou falando de Bartolomeu Simpson , ou simplesmente Bart , do desenho “Os Simpsons “ que também criou personagens como Homer Jay Simpson em base do eterno vagabundo Dom Ramón e do abestalhado herói de televisão o homem-abelha em cima do mais atrapalhado Chapolin.
*Kiko ou Quico: personagem que demonstra bastante ingenuidade para não apelarmos para termos mais chulos. Mas não se engane, o que ele tem de tolo ele também possui de maldoso , principalmente com o garoto Chaves2 o fazendo passar ainda mais fome com suas artimanhas conhecidas como o: ”quer?...Compra !”
*Professor Girafales: Há, esse sim, personagem trabalhador só que muito receoso com seus. arquetipo bem interessante , mostrando a pobreza de nosso povo, o latino americano , e mesmo assim a garra para tentar levar uma educação melhor para as crianças , mesmo com bastante sacrifício.
*Dna. Clotilde ou Bruxa do 71: Esta ai uma figura bem peculiar deste antigo seriado pois a intromissão de um elemento praticamente que sobrenatural é , no mínimo , intrigante para todos pois não seria a toa que chespirito colocaria o nome do canino desta senhora de satanás e sempre que este sumisse a obrigaria a dizer : “ Satanás , venha cá Satanás “ como podemos ver e ouvir em alguns episódios ,será que com isso chespirito não quis nos dizer que o diabo és o melhor amigo da bruxaria e por isso ele colocou tal nomenclatura no ser canino ?
*Dona Florinda: Está personagem mostra uma grande arrogância sobre os demais cidadãos da vila. Como América Anglo-Saxônica e também os tão em titulados países de primeiro mundo sobre a América Latina,e também mostra ela como a capitalização do comércio em metáforas como a do restalrante em que ela se vê no encargo de se livrar dos ratos que seria uma alusão de nossas empresas como apenas ratos para os outros.
*Sr. Barriga: Sujeito altamente bondoso, compassível, que também tem seus momentos de cólera e também és o senhor de tudo nesta vila , por isso eu acredito categoricamente que chespirito queria mostrar está questão imensa que é a Fé de modo mais fácil e escondido , mas mesmo assim está lá botando este senhor no papel do senhor , ou seja , Deus , que é sempre caridoso e piedoso mas tem horas que também mostra do que é capas.
*Sr. Madruga: sem dúvida a personagem mais aclamada da série pois e a que mais se identifica com o povo , pois , é apenas um vagabundo que não gosta de trabalhar , idêntico a personagem brasileira Jeca - Tatu que tem como base de educação igual a maioria do povo latino americano mais pobre .Sem cultura sem instrução é um retrato da maioria de nossos avós ou até mesmo pais que vivem levando as pancadas da vida,assim como nós, aqui neste seriado nas mãos de dona Florinda ,que luta para se Ter ao menos um teto e demonstrando uma enorme compaixão para com os outros no final das contas .também se espelha no Seu Madruga a ideologia da simplicidade punk , que muitos dizem que a banda Ramones só teria esse nome em homenagem a ele , o Seu Madruga .
*Chaves: personagem principal desta trama sem do posto como a criança abandonada nas ruas por ai fora sempre passando fome e lutando para não se abalar pela pobreza que lhe assola e tentar dar um tempo para ainda aproveitar ser criança.
*Chapolin: para defender os EUA foi criado o superman, e para nos defender? Somente um super-herói furreco que nos, países sub - desenvolvidos podemos pagar que seria a ser então o Chapolin Colorado combatendo vilões arquetipicamente preparados para um ‘’superman da vida’’, mas não para tal coisa que ousa se chamar de herói , que é o caso do Chapolin ,que de vez em quando conta com a ajuda de um superman mais parecido com os EUA que seria a ser o incrivelmente capitalista Super Sam que tem como frase símbolo: “time is money .”
3-Recontando Histórias e Estórias
Coisa que chespiríto sempre fazia nestas séries era ironizar tais momentos ridicularizando a descoberta da América, esculachando Branca-de-Neve e os Sete Anões, isso por que não disseainda de obras e fatos ta quão importante como Dom Quixote, Napoleão, cópias de clássicos do Charles Chaplin, peças como Fausto, obras de Beethovee, tornando-os altamente cômicos que, repito, não há algum tipo de apelação pesada, suja, grossa ou de mal gosto como vemos por ai hoje em dia circulando nos diversos meios de comunicação .A comédia que aqui é mostrada é tola o suficiente para se passar pelas mentes alheias a tais assuntos, se mostrando inefícas em certos termos de censura podendo-se passar livremente para as massas sem ser reprovada por qualquer autoridade pois, ao se ver tamanhas baboseiras não se imagina que tais comédias contenham tamanho poder de desalienação que cotenham tais palavras.
4-O Alto Aproveitamento e os Caminhos Que Irão se Abrir .
Pergunta-se a uma pessoa de baixo poder aquisitivo se ele já foi a um teatro ver uma peça clássica, na grande maioria das vezes ele responderá que não, pergunta-se então se ele já viu alguma peça clássica, a resposta continua a mesma, agora se pergunta se ele se lembra do episódio do Chapolin em que há o chirim e chiriom do diabo, daí sim, sua resposta será afirmativa e então se pergunta se ele sabia que tal episódio foi inspirado na peça clássica de “Fausto”, tal indivíduo se surpreende e então se pensa o seguinte: se não fosse tais programas como os de chespirito que tentam trazer átona os clássicos para que as grandes massas possam apreciar.
Mas também tem que se pensar em todos os outros casos, por exemplo: se passam no mesmo horário uma obra teatral e uma novela em seus últimos capítulos em horário nobre então se pergunta: “qual programação irá receber mais audiência ?”Não é preciso nem se pensar muito que a novela é que irá ganhar mais audiência que a obra teatral, e por isso é que está a beleza do Chaves e do Chapolin, essas séries são de maneira que todos gostem de assistir e ao mesmo tempo se faça com que as pessoas acabem aprendendo alguma coisa, e não se dá a desculpa de que os episódios são sempre os mesmos e que é tudo repetitivo mas se fossemos analisar todas as novelas que se passam nesses horários, e em todos os outros também, elas tem sempre os mesmos enredos, a mesma ladainha, seios e nádegas aparecendo cada vez mais em rede nacional em pleno meio-dia
5-Chegadas e Partidas
De um modo geral, podemos ver que chespirito queria por meio de suas obras mostrar o modo de vida do povo LA, mostrando nossas forças, fraquezas, vitórias e fracassos de modo que todos veríamos, do mais intelectual ao mais simples, sem deixar ninguém excluído só que com maneiras de se ver e se interpretar diferentes pois cada um tem seu jeito único de ser.
(Anderson da Cruz Moraes )

4 comentários:

Chaves e a filosofia disse...

chaveseafilosofia.blogspot.com

Chaves e a filosofia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chaves e a filosofia disse...

se quiser ajudar estou a sua deposição, digo disposição.

Tamires disse...

Farei um trabalho da faculdade onde o prof pediu para que fizessemos uma associação entre um filme com as matérias dadas em aula... Filme?? Farei sobre Chaves... quer tema mais rico? Mitologia, platão, nietzsche, socráticos... tem de tudo um pouco... hahaha'