segunda-feira, 24 de maio de 2010

Filme: A Onda

"Eu já tinha recebido indicações de alunos desse filme e ontem aproveitei o domingo para conferir. Achei interessante a forma como ele aborda a questão da dominação (Principalmente na relação professor-aluno) e a forma de disseminação de uma ideologia de massa."

O Filme:

Lançado exclusivamente para a televisão alemã, A Onda é um filme intrigante para trabalhar questões contemporâneas sobre educação, filosofia e política.
Dirigido por Denis Gansel, A Onda traz a seguinte trama: Rainer Wegner, professor, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de "A Onda". Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e "A Onda" já saiu de seu controle. O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.


Um comentário:

Prof. Cezar disse...

Expetacular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma obra para podermos "refletir" as lideranças existentes em nosso cotidiano.