quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

De Repente

A música que me persegue atualmente...

Preciso de uma Resposta

Agora uma forte ansiedade me invade e a vontade de apressar o tempo me impulsiona a querer fazer a hora, a propiciar acontecimentos como se eu estivesse assistindo um filme com uma história sem desfecho. Porque tenho que brigar com os meus sentimentos, se posso controlá-los tendo um poder SOBERANO sobre todos?
Tudo voltou, a angústia, a náusea e a excitação pelo que está prestes a acontecer.... Mas tudo se arrasta tão demoradamente e os acontecimentos insistem em retornar, batem em minha porta como se fossem novos, no entanto, já os reconheço de outros carnavais vestidos em outras fantasias.
O que representa esse passado que tento apagar da memória e que não pode ser arrancado sem dor? Vou seguindo a perseguir o meu ideal... carregando o peso do que fui e a leveza do que poderei transformar-me...
Preciso de uma resposta!!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Último Trago

Estava terminando o último cigarro e o cinzeiro já não cabia mais de tão cheio. A cada tragada que dava vinha consigo a lembrança do que tinha acontecido no dia anterior, era como se tentasse juntar um quebra-cabeça que ele possuía menos da metade das suas peças, pois as outras ainda viriam com o decorrer do tempo e estavam presas ao futuro que ele nem sequer tinha pistas de como seria. Ficou então a imaginar se não seria capaz de responder a todas aquelas indagações que pululavam em sua mente tão confusa. Era melhor aguardar, mesmo que a ansiedade lhe perseguisse diante do inesperado.
De repente o cigarro acabou e o sono estava longe de chegar, por mais que estivesse cansado ainda queria continuar suas reflexões. Levantou-se e foi até o quarto afim de encontrar mais cigarros, revirou a bolsa da mulher, mas com cuidado para que ela não acordasse. A busca foi em vão pois lembrou que ela já tinha deixado de fumar há vários dias e que somente fazia quando estava bebendo, o que também estava se esforçando para deixar de fazer.
A única saída era ir em busca de algum boteco aberto naquela hora da madrugada e assim o fez mas antes foi até o quarto da filha e beijou-a como se estivesse se despedindo, afinal, não sabia o que iria encontrar pela frente.
Saiu cuidadosamente levando apenas sua carteira e o isqueiro inseparável que ganhou do avô. Ao abrir a porta sentiu como se estivesse entrando em um novo mundo, era como se uma outra vida estivesse tomado conta dele e tudo o que tinha vivido ficaria preso em sua casa junto as suas roupas, seus livros, seus discos, suas coisas e as aquelas duas pessoas adormecidas. Carregava uma infinidade de possibilidades que poderia tornar-se real a partir da sua vontade e foi com esse sentimento que ele se desprendeu dos medos e decidiu encarar o novo mundo.
Todos os lugares que passou estavam fechados e restavam apenas bêbados perambulando nas calçadas em busca de gotas de prazeres efêmeros para saciar seus desejos. Continuou a caminhar e achou estranho o fato de não ter saído de carro pois quem sabe sentir-se-ia mais protegido, deixou de lado a idéia e logo tratou de aproveitar aqueles instantes.
Não encontrava cigarros e a vontade de fumar aumentava a cada vez que a busca era frustrada. Sentou-se na pracinha que há tempos atrás tinha o hábito de levar a filha para brincar no parquinho e que já esquecia a última vez que tinha isso. Olhou para o chão e percebeu várias bitucas de cigarros espalhadas e começou a juntá-las uma a uma na esperança de preparar um único cigarro para matar o seu vício pela nicotina, sem notar que nunca tinha feito aquilo. Pôs-se a fumar quando veio em sua mente as possíveis histórias de cada pessoa que teriam fumado aqueles cigarros que foram jogados fora e que agora voltavam a serem queimados em uma única história diferente e deixou levar-se pelo momento.
Voltou para casa como se uma nova sensação lhe tomasse conta, era como se aquele pequeno espaço de tempo representasse agora a tentativa de uma pausa em meio a vida tão conturbada que estava vivenciando. Entrou em casa e percebeu que ninguém tinha sentido a sua ausência, sentou novamente no sofá consumindo o cigarro mal enrolado mas que trazia um gosto diferente que ele não podia identificar.
Olhou para a taça de vinho ao seu lado que tinha anteriormente deixado na mesinha e ao tomar o último trago veio-lhe a dúvida:
Será que o que aconteceu na noite anterior foi real ou fruto de pensamentos sóbrios de uma inrresponsável embriaguez?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Conselhos de uma cearense para um 2011 bem pai d’égua.


Sobre as suas metas para o Ano Novo

Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.
Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.
Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que qué, tem é Zé.
Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.

Sobre o amor

Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe
Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.
Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.
Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.
As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi na sua bitola.

Sobre o trabalho

Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.
Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.
Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.
Se a lida não está como você qué, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol.
Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.


Sobre a sua vidinha


Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.
Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.
Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.
Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.
Arrumação motivacional

No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.
Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.
Prá começar o ano dicunforça:
Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.
Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:

Sai mundiça !!!

Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda:

Queima raparigal !!!


Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011, afinal de contas você é cearense.

E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser,nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.

Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.

Respeite como vai ser pai d’égua esse 2011.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ex-insistência

Era como se nada mais existisse e o mundo agora era pequeno diante de toda a imensidão de instantes que foram vividos. Acordar era a tarefa mais árdua que se podia fazer, afinal, encarar o mundo de cara limpa não é para qualquer um e tentar esconder o óbvio é a maior tolice diante daquilo que é real.

Tudo agora é descartável, até mesmo as mais sinceras palavras ditas com a pretensão de agradar já não soam tão docilmente. Queria ter o poder de dizer Não e calar na hora em que preciso gritar. Mas infelizmente ainda não aprendi a esperar e a ser o que preciso, pois a vida não tem me dado tempo para buscar uma resposta. Já nem me atrevo falar de felicidade, esta dama tão suntuosa que ronda nas ruas em busca de doar tudo o que tem para àqueles que estão predispostos a sofrer. É isso mesmo, para ser feliz temos primeiro que aprender a sofrer, pois só assim seremos compassivos diante do outro.

Preciso encontrar uma nova estrada enquanto me esforço para consertar o rumo que eu irresponsavelmente não soube trilhar.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Itaú Cultural distribui livros infantis


A Fundação Itaú Social está doando em 2010 oito milhões de livros infantis para pessoas físicas. São kits formados por quatro livros. Para receber, é só cadastrar-se no site www.itau.com.br/lerfazcrescer. A remessa não tem qualquer custo para o destinatário, nem é necessário que seja cliente do Itaú. É uma ótima oportunidade de estimular o hábito da leitura para as crianças que você conhece. Prazo de solicitação: em aberto, até que os estoques se encerrem. A primeira leva já se esgotou.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mais da metade dos estudantes faltou à nova prova do Enem

A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicada sem falhas e sem erros de impressão nesta quarta-feira (15), segundo estudantes de Curitiba e de Belo Horizonte. As questões de ciências da natureza e ciências humanas tiveram de ser reaplicadas por problemas de impressão na prova amarela do dia 6 de novembro.

A abstenção foi superior a 50% dos 9.500 estudantes convidados para fazer a prova devido a problemas de impressão na prova amarela de 6 de novembro. Entre aqueles que fizeram a prova nesta quarta-feira, 35 conseguiram liminares para participar do exame, segundo o Inep.

As opiniões sobre o nível de dificuldade do Enem se dividiram entre estudantes de Curitiba. Parte achou que a prova estava mais fácil do que a aplicada em 6 de novembro. Outros consideraram o exame mais difícil.

“Achei a prova desta quarta mais fácil do que a primeira, mas também desta vez estou mais calma. Antes estava muito ansiosa. Fui bem melhor desta vez”, disse Jéssica Farage, de 18 anos. A jovem vai usar o Enem para disputar uma vaga no curso de medicina.


Para Helena Ghisoni, de 18 anos, que mora em Santa Catarina e viajou 8 horas para participar do Enem nesta quarta, o exame estava mais difícil, porém sem problemas de impressão identificados no caderno amarelo. “Não fui bem, para mim ter refeito a prova não ajudou em nada. Apesar de trazer enunciados mais curtos, a prova estava mais difícil, principalmente na parte de história.”

Janaína Vieira dos Santos, de 21 anos, também reclamou do nível de dificuldade das questões de história. “Foi mais difícil que a anterior, mas espero ter ido melhor porque da primeira vez só consegui responder 25 questões devido aos problemas de impressão”, afirmou.

Jonathan Gomes, de 19 anos, disse que se sentiu mais tranquilo nesta quarta-feira. “Valeu a pena ter refeito a avaliação. A prova foi mais fácil do que a primeira e fui bem melhor”, disse o estudante.


Em Belo Horizonte, a estudante Jéssica Danielle Silva, de 16 anos, que presta vestibular para os cursos de artes visuais e design de ambiente, disse que as provas do Enem desta quarta-feira estavam mais difíceis.

“Achei as questões mais elaboradas e, consequentemente, mais cansativas. Me senti prejudicada de ter que refazer. Além disso, também tive prejuízo moral e financeiro”, disse, referindo-se ao dinheiro extra que foi gasto com passagens de ônibus e lanche.

Thaís Lorena Aparecida Gonçalves, de 19 anos, também reclamou do nível das questões. A jovem, que tenta uma vaga no curso de biomedicina, considerou as provas estavam mais difíceis. De acordo com Thaís, as perguntas de história estavam mais complicadas.

Luana Késia de Faria, de 17 anos, reclamou que as questões das provas estavam mal-elaboradas, e mais desgastantes. Ela fez vestibular para o curso de engenharia ambiental.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL...

Cadê a educação no Ceará


Dados do Instituto de Pesquisa Econômica apontam que o analfabetismo diminuiu no Ceará em 2010. Mas não há muito o que comemorar: o Estado ainda é o quinto do País com o maior número de pessoas que não sabem ler nem escrever.
Fonte: Blog da Janga

X Semana de Filosofia da Uece

A partir da próxima segunda-feira (13), até o dia 17 de dezembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai iniciar a X Semana de Filosofia, com o tema “Um diálogo entre várias orientações”. As isncrições para o evento estão abertas.

Durante o evento, a história da filosofia vai ser percorrida, apontando cada período e suas temáticas. Filosofia Antiga, passando pelo Medieval, Renascentista, Moderna e chegando ao Contemporânea são um dos períodos que serão abordados na Semana.

Os interessados devem fazer a inscrição no Centro Acadêmico de Filosofia, que fica no Centro de Humanidades da Uece, de 9 às 9h30min e de 20h às 20h30min (nos intervalos das aulas). A taxa é de R$ 3,00.

Finalizando Apresentação

Zum Zum Zum Zum Capoeira Mata Um

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sobre o Profissão Repórter 07/10/10

A Rede Globo continua com a sua proposta de fazer um jornalismo tendencioso com o intuito de alienar ao invés de informar. Vimos que a intenção do programa foi passar para a opinião pública a inoperância do Estado no que se refere não somente a educar mas garantir a segurança para os que adentram nas escolas. Mostraram uma imagem de professores "coitadinhos" e que estão reféns de garotos extremamente violentos. Não vamos tampar o sol com peneira e esconder o que acontece de violento dentro das escolas, mas daí querer forçar a barra com uma verdade distorcida é demais. A culpa não é da escola pois os jovens já trazem do meio em que vivem as más tendências.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SUGADORES DE ENERGIAS

Pessoas físicas e psicologicamente sadias e equilibradas nutrem-se, diretamente, nas fontes naturais de energia. Mas, as pessoas desequilibradas, que, por terem perdido o contato com a sua própria natureza interna mais profunda, perderam, também, a capacidade de absorver e processar o alimento energético natural precisam, para sobreviver, por em prática um expediente horrível: sugar a energia vital de outras pessoas. Estas pessoas são chamadas de “sugadores de energias”.

As características de um sugador são muitas. Mas, a principal e da qual todas as demais derivam, é o egocentrismo. Quanto mais a pessoa estiver voltada para si mesma, concentrada em si mesma, mais ela terá

dificuldade para estabelecer contato com fontes naturais de nutrição energética e maior será sua tendência para sugar energia vital dos outros.

OS TIPOS DE SUGADORES DE ENERGIAS

O ESPECULADOR

Existem pessoas que usam a maneira de adquirir energia, fazendo perguntas para sondar o mundo da outra pessoa, com o propósito específico de descobrir alguma coisa errada. Assim que fazem isso, criticam esse aspecto da vida da outra pessoa, se essa estratégia der certo, aí a pessoa criticada é atraída para a vampirização. Se a pessoa criticada se ligar àquele nível de energia, passar a dar atenção às críticas, cria-se um vínculo energético, uma simbiose, assim o especulador atinge o seu objetivo porque o criticado passa a transmitir energia para ele.

O COITADINHO

Quando alguém lhe conta todas as coisas horríveis que já aconteceram com ele, insinuando que todos são responsáveis pela situação que se encontra, menos ele é claro, e que se ninguém ajudá-lo essas coisas horríveis vão continuar, essa pessoa está buscando fazer você se ligar a ele pelo sentimento de pena e de forma passiva começa a sugar energias, este tipo de vampirização chamamos de coitadinho. Pense nisso num instante. Nunca se viu com alguém que o faz se sentir culpado quando está em presença dele, mesmo sabendo que não existe nenhum motivo para se sentir assim?

Quando isto acontece, é que você entra no mundo dramático de um coitadinho.

Tudo que eles dizem e fazem nos deixam numa posição em que parece que não estamos fazendo o bastante para ajudá-la. Por isso é que nos sentimos culpados só por estar perto dela.

Existem pessoas que chegam ao extremo que for necessário para conseguir sugar a energia da família. E depois disso, essa estratégia passa a ser a maneira dominante para extrair energia de todos, repetindo-a constantemente.

O INTIMIDADOR

Tem também o intimidador, que ameaça as pessoas tentando envolvê-las através da agressividade. Se a pessoa agredida se ligar àquele nível de energia, passar a dar atenção, cria-se um vínculo energético, uma simbiose, assim o agressor atinge o seu objetivo porque o agredido passa a transmitir energia para ele através de mágoas, rancor, ódio, etc. Portanto, quando passamos a combater a agressão com a agressão passamos a ser vampirizados assim como também sugar energia dos outros.

AS PESSOAS DE MAU COMPORTAMENTO SUGAM ENERGIA

Uma forma de entendemos a existência de pessoas violentas, agressivas, destrutivas (que criticam tudo), que reclamam de tudo, que se queixam de tudo, é porque estas atitudes são formas de sugar a energias das outras pessoas. Por não conseguirem se ligar com a energia cósmica, porque não se moralizam, não largam seus vícios, não mudam seus comportamentos egoísticos, encontram nestas formas de ser, o meio de sugar a energia das outras pessoas.

Fumar gasta muita energia vital. Se embriagar gasta muita energia vital. Toda a pessoa que fuma ou bebe tem carência energética vital.

MECANISMO DE DEFESA

Todos nós, por outro lado, somos, naturalmente, dotados de mecanismos de defesa contra a perda de energia vital. Mas, quando perdemos a posse e o controle de nosso centro de gravidade, quando, por stress, cansaço, tristeza, depressão, mania, frustração, neurose, o projetamos para fora de nós mesmos, alteramos e debilitamos a estrutura do corpo sutil, tornando-o permeável a invasores.

Assim nos tornamos presas fáceis dos sugadores de energias, porque aceitamos suas provocações com facilidade, e isto nos vincula a eles. Por delibitação energética está se colocando em condição de presa fácil dos espíritos obsessores, que normalmente insuflam idéias de depressão, angústia, autoflagelamento, suicídios, etc.

DOAR ENERGIA COM AMOR NÃO NOS FARÁ FALTA

Não nos esqueçamos, vivemos ligados a uma Fonte Inesgotável de Energias vitais. Se estivermos com a nossa carga de energia vital completa, não sentiremos falta quando outras pessoas absorverem energias de nós. Pelo contrário nos sentiremos felizes de poder doar a nossa energia vital com amor. Doar energia vital com amor não nos fará falta. Porém, para doar energia vital com amor temos que cuidar dos nossos pensamentos e sentimentos.

Quando começamos a apreciar a beleza, admirar detalhes e prestar atenção nas coisas, nas pessoas, passaremos a contemplar o princípio da emoção de amor.

O papel do amor está mal compreendido. Devemos sentir amor por tudo. O amor não é uma coisa que devemos fazer para ser bons ou tornar o mundo um lugar melhor, por alguma abstrata responsabilidade moral, ou porque devemos desistir de nosso hedonismo.

Quando chegarmos a um nível em que sentirmos as energias de amor vindo das outras pessoas, poderemos mandar a energia de volta, agora agregada com o nosso amor, é só desejar.

E ninguém se sentirá mais fraco por isso, porque estaremos recebendo mais energia de uma fonte inesgotável, que é o cosmos. Se ligar na energia cósmica provoca emoção, depois euforia e depois amor. Encontrar bastante energia para conservar esse estado de amor sem dúvida faz bem ao mundo, porém mais diretamente a nós.

Lembre-se de parar quantas vezes for preciso para se religar com a energia cósmica. Permaneça cheio, permaneça em estado de amor. A maior caridade que podemos fazer para o próximo é DOAR AMOR.


LUZ, PAZ E AMOR!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Histórias de Amor Duram 90 minutos (O Filme)

Este é um filme que depois de assistirmos as imagens ainda continuam a nos perseguir como se denunciassem o quanto somos vulneráveis quando o assunto é AMOR...

Sinopse
Zeca (Caio Blat) é um escritor de 30 anos que, por não conseguir escrever, está no mais completo ócio. Ele é casado há cinco anos com Júlia (Maria Ribeiro), uma professora que sonha em fazer um curso em Paris. Um dia, ao permabular pela cidade, ele vê Júlia e uma amiga entrando em uma loja. Zeca consegue espioná-las dentro do provador de roupa e, ao vê-las apenas com roupas íntimas, passa a acreditar que Júlia o está traindo com uma mulher. A ideia não sai de sua cabeça, mas ele nada conta a ela. Quando Júlia se aproxima de uma de suas alunas, Carol (Luz Cipriota), Zeca passa a desconfiar que elas sejam amantes. Só que o ciúme aos poucos se transforma em desejo e Zeca se apaixona por Carol.

Ficha Técnica
título original: Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
gênero: Comédia Dramática
duração: 1 hr 33 min
ano de lançamento: 2010
estúdio: Arca Difusion / Tipos e Tempos Produções
distribuidora: Downtown Filmes
direção: Renata Pinheiro
roteiro: Paulo Halm
produção: Heloísa Rezende, Caio Blat e Maria Ribeiro

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MEC e Unicef lançam campanha contra racismo nas escolas

“Em um Mundo de Diferenças, Enxergue a Igualdade”. Esse é o tema de campanha lançada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Educação (MEC) e a Unicef para alertar sobre o impacto do racismo nas escolas e promover iniciativas para a redução das desigualdades.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que das 530 mil crianças entre 7 e 14 anos fora da escola, 330 mil são negras. O índice representa 62% do total. Para Carmen Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a iniciativa é um “puxão de orelha” na sociedade em geral e nos responsáveis pelas políticas públicas para o setor, visto que chama a atenção para a criminalização da adolescência negra no país.

A campanha tem como fundamento as dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo. Entre elas, o incentivo ao comportamento respeitoso e à denúncia, além da lembrança de que racismo é crime inafiançável.

Iniciativa na web
A campanha terá dois filmes, de 27 segundos e de 30 segundos, veiculados na televisão e na internet. Foi criado também um blog, no endereço www.infanciasemracismo.org.br. Na página, o internauta vai poder contar também histórias de sucesso ou de discriminações que tenha sofrido ou presenciado. O blog ficará no ar durante um ano, tempo de duração da campanha.

Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Seminário vai discutir a economia do negro no Brasil

Como parte da comemoração do mês da Consciência Negra, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria da Igualdade Racial (Coppir), promove, nos próximos dias 26 e 27 de novembro, o II Seminário Economia do Negro no Brasil. No primeiro dia, o seminário está marcado para às 9 horas. No segundo, e último dia, o evento tem início às 8 horas.

O encontro tem o intuito de consolidar projetos, empreendimentos e ações concretas de emprego, trabalho e renda para a população negra de Fortaleza através da construção de Cadeia Produtiva e do Fórum de Economia do Negro.

::SERVIÇO
II Seminário Economia do Negro no Brasil
Data: 26 e 27 de novembro de 2010
Local: Hotel Beira Mar (Av. Beira-mar, 3130, Meireles)
Horários: dia 26, às 9h e dia 27, às 8h
Informações: 3452-7747

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visita ao Museu Bezerra de Menezes (Jaguaretama)

Inspiradas na missão do homem que, desde o século XIX, é conhecido como o “médico dos pobres”, comunidades de assentamentos rurais desenvolvem trabalhos sócio-culturais, educacionais e espirituais no Interior do Estado. Em meio à caatinga sedenta, um verdadeiro oásis quilômetros distante do núcleo urbano mais próximo é referência de educação de crianças e jovens e atrai visitantes de vários Estados do Brasil. Há pelo menos oito anos, o Pólo Bezerra de Menezes, em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, é lugar de retiro espiritual e caridade para a população pobre da região. Criado em cima das ruínas da casa onde, há 177 anos, nasceu o médico Bezerra de Menezes, o pólo é coordenado por voluntários e se mantêm por meio de doações.
Quem atravessa o município de Jaguaretama e se defronta com estrada carroçável, tortuosa e pedregosa, margeada por uma vegetação seca, pouco imagina – mas deseja ainda mais – encontrar um local de vegetação verde até depois do inverno, cheio de animais e com água em abundância.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste










quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Entrega de Computadores (Escola José Alexandre)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza de 10 a 12 de novembro a entrega de computadores para 869 alunos da rede pública estadual em Fortaleza. A premiação tem como finalidade incentivar e reconhecer o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio com base no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2009. Em todo o Estado, 3.033 estudantes de escolas estaduais serão agraciados com um equipamento. O investimento total é da ordem de R$ 4,3 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.
Na Escola José Alexandre os dois alunos que receberam os computadores foram: Luiz Antonio Mota Miranda e José Mateus de Moura. Parabéns!!!



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Seduc está com inscrições abertas até próximo dia 18 para seleção de auxiliares de pesquisa

A Secretaria da Educação(Seduc), por meio da Célula de Estudos e Pesquisas da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação, irá selecionar 15 auxiliares de pesquisa para trabalhar com levantamento de dados e observação de campo em escolas estaduais e municipais do Ceará. Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de novembro.

A pesquisa será realizada nos meses de Dezembro e Janeiro de 2010 e tem como objetivo fazer um estudo sobre as experiências exitosas nas escolas da rede pública de ensino que contribuíram para a melhoria da qualidade educacional, tomando como parâmetro o efeito escola e a eficácia escolar.

O processo seletivo será realizado em duas fases:

Fase 1 - Inscrição no site
Fase 2 - Entrevista presencial

Será feita triagem das inscrições recebidas pelo site. Os aprovados irão participar da segunda fase do processo em entrevista presencial em Fortaleza (com despesas pagas pelo candidato).

Dados da vaga:

Bolsa: R$ 2.000,00 mensais
Período: dezembro a janeiro
Horas: 40 horas semanais (especificações de horários de acordo com cronograma individual a ser acordado com cada auxiliar)

Pré requisitos:

1. Ensino superior cursando ou completo;
2. Experiência comprovada com pesquisa de campo (coleta de dados quantitativa e qualitativa) em escolas;
3. Habilidade de informática, Word, Excel e internet;
4. Acesso a computador e internet banda larga;
5. Facilidade de se relacionar em espaço escolar;
6. Facilidade para trabalhar em equipe;
7. Prática em pesquisa de campo, bem como no tratamento das informações;
8. Boa redação;
9. Residir no estado de Ceará e ter disponibilidade para viagens.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
1 - Clique aqui e verifique no mapa do estado do Ceará o pólo onde o município no qual você reside está localizado. Essa informação será importante para sua participação neste processo seletivo.
2 - Para que sua inscrição seja bem sucedida, preencha TODOS os campos.
3 - Na Etapa 2, no campo "Experiência Profissional", você deverá indicar apenas uma experiência profissional que julgar relevante para o trabalho. O mesmo acontece no campo sobre Formação.
4 - Na Etapa 3, indique a campanha na qual você irá participar, selecionando a opção Pesquisa de Boas Práticas Ceará 2010.
5 - Ao final do processo de inscrição você receberá um e-mail para ativar seu cadastro. Siga as instruções.
6 - Após a ativação do seu cadastro, você poderá retornar ao site da AVALIA e atualizar seus dados, incluindo outras experiências profissionais e formações que julgar relevante para o processo. Você terá até o dia 18/11/2010 para atualizar seus dados.

Faça sua inscrição clicando aqui.
http://www.avaliaeducacional.com.br/

Em caso de dúvidas, entre em contato:
Sâmia Vieira (Editora Moderna/Avalia Educacional)
Av. Oliveira Paiva, 233
Fortaleza - Ceará
Tel: (85) 3115-5164
(85) 3115-5111

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

The Last Station - Filme

A Última Estação é um filme biográfico alemão sobre Leon Tolstói, baseado em um romance biográfico de 1990 do mesmo nome por Jay Parini . Entre o elenco, estrelas como Christopher Plummer interpretando Leo Tolstoy e Dame Helen Mirren como sua esposa Sophia Tolstaia. Ele estreou em 2009 no Telluride Film Festival.

A Pictures Classics Sony adquiriu os direitos de distribuição do filme e deu uma premiação-qualificação tiragem limitada¹ em 23 de dezembro de 2009, com uma maior liberação em 15 de janeiro de 2010. Foi lançado na Alemanha em 28 de janeiro de 2010.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Last_Station

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seduc abrirá seleção interna para professores e seleção pública para diretores de Escolas de Educação Profissional

A Secretaria da Educação(Seduc) lançará até a próxima quinta-feira, dia 28, os editais de seleção interna para professor e seleção pública para diretor de Escolas Estaduais de Educação Profissional(EEEPs). Os profissionais vão compor um banco de recursos humanos para lotação nestas unidades. Para o cargo de professor, pode concorrer, exclusivamente, quem é efetivo da rede estadual de ensino e que possua habilitação na disciplina para a qual concorre. No caso do diretor, qualquer pessoa graduada poderá participar. Um mesmo candidato poderá se inscrever para os dois cargos.

A seleção ocorrerá em duas etapas: prova objetiva que será realizada pela Universidade Federal do Ceará(UFC) e um Seminário sobre modelo de gestão e a proposta pedagógica das EEEPs. Esta segunda fase ficará sob a responsabilidade das próprias unidades de ensino.

Os inscritos para professor farão prova de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Educação Profissional e Modelo de Gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional(TESE). Para a seleção de diretores será acrescida a área de gestão escolar.
Fonte: http://portal.seduc.ce.gov.br

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Moringa é tema de pesquisa

Apontada como "milagre da natureza", a moringa oleifera é objeto de pesquisa em Caucaia e fonte de alimento

Nesta semana, estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil comemoraram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Muitos trabalhos foram apresentados e debatidos como alternativas à sustentabilidade. Aqui no Ceará, destaque para as experiências de pesquisa e divulgação da moringa oleifera, planta mundialmente conhecida por suas ricas propriedades nutricionais e medicinais. Alunos da Escola de Ensino Médio José Alexandre, do Distrito de Capuan, em Caucaia, sob coordenação da bióloga e professora do Centro Vocacional Tecnológico (CVTec), Priscila Carvalho Holanda, realizam o projeto "Moringa oleifera - Um milagre da natureza", apresentado durante a semana.

Os estudantes divulgam a planta e repassam ensinamentos sobre o consumo e utilização medicinal, com distribuição de sementes e mudas.

Árvore da moringa plantada há um ano já dá frutos e folhas, utilizados para fazer sucos na merenda escolar da Escola José Alexandre, em CaucaiaAções locais visam popularizar o uso da moringa, no Ceará, com ajuda de estudantes como Luis Vinícius de Oliveira Miranda

Fonte: Jornal diário do Nordeste (24/10/10)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sonhos Roubados - O Filme

"Como professor de Ensino Médio tenho me deparado com os mais diversos problemas sociais que atingem os jovens. O filme é um retrato fiel de como o problema do TER valer mais do que o SER aflinge a dignidade humana, levando jovens à prostituição a fim de conseguirem dinheiro para satisfazer seus prazeres consumistas.
Indico... MUITO BOM!!!!"

Três garotas entre problemas adultos e a vontade de ser menina (Érico Borgo)


Inspirado no livro As Meninas da Esquina – Diários dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seis Adolescentes do Brasil, de Eliane Trindade, o filme retoma um assunto já explorado por Werneck em seu documentário Meninas, de 2006: o difícil cotidiano das jovens de comunidades carentes.

A trama acompanha três dessas garotas, amigas inseparáveis de colégio que encontram na prostituição uma maneira de complementar o orçamento doméstico ou alcançar seus sonhos de consumo. A mais "esperta", Jéssica (Nanda Costa), se vira como pode para cuidar do avô Horácio (Nelson Xavier) e sua filha Britney. Já Daiane (Amanda Diniz) vive em busca do afeto de seu pai ausente, Seu Germano (Ângelo Antônio). Pra completar, Sabrina (Kika Farias), carente de afeto e atrás de um futuro melhor, se apaixona por um traficante da comunidade.

Ainda que um tanto previsível - histórias como as das três meninas existem aos montes, basta procurar ouvi-las -, Sonhos Roubados é bastante sensível em sua abordagem. A diretora não depende dos diálogos para mostrar o carinho que nutre pelas suas representativas personagens... ela o demonstra através de cenas sutis. A honestidade está na embalagem de shampoo que divide a profundidade de campo ou na cena em que uma das meninas passa batom usando o bule da pastelaria como espelho.

As protagonistas dividem seu tempo entre problemas adultos precoces e a vontade de ser menina. As histórias cruzadas são fortes tanto separadas como nos momentos em que elas se encontram, trocando confidências. Os diálogos, porém, mereciam um pouco mais de cuidado - são instáveis, problema talvez do excesso de roteiristas (são seis, Paulo Halm, Michelle Franz, Adriana Falcão, José Joffily, Mauricio Dias e a própria Werneck) -, mas nada que a qualidade das atuações não salve.

Daniel Dantas está excelente como o pedófilo Tio Peri, equilibradíssimo entre a ojeriza que o personagem causa e a naturalidade com que ele mesmo parece encarar seu desvio. Marieta Severo, um dos pontos altos de Cazuza, mais uma vez tem destaque em um filme de Werneck, agora como a cabelereira que serve como figura materna e amiga a Daiane. MV Bill, que interpreta um presidiário, só não rouba suas cenas porque todas elas envolvem a promissora Nanda Costa, o grande trunfo de Sonhos Roubados. As histórias de Daiane e Sabrina são interessantes, mas é Daiane, através de Nanda, que queremos ver... a garota arisca e atirada, que "rala muito pra ser gostosa", sabe usar o corpo e não vê qualquer problema em se prostituir. Aliás, sequer acredita que o que faz é prostituição, visão honesta que a diretora parece, de certa maneira, compartilhar, já que o filme - acertadamente - não trata o assunto com qualquer preconceito.
Fonte: www.omelete.com.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Filme: Mãos Talentosas

Um filme para refletirmos o quanto é possível acreditar na potencialidade do ser humano...
Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma pitada das minhas reflexões caedeanas

A ESCOLA PÚBLICA COMO INSTITUIÇÃO MULTICULTURAL
A escola como é o principal espaço de confluência e interação, não somente de individualidades, mas, sobretudo dos grupos culturais e das representações sociais das mais diversificadas formas. Gerenciar toda essa complexidade a fim de garantir uma convivência pacífica e longe da exclusão social e das formas de submissão e alienação ideológicas é o desafio instigador de todos os que atuam no campo educacional.
Vivemos um período da História onde a dinâmica dos acontecimentos e a velocidade das descobertas são os principais fatores para as mudanças de postura e da aceitação de novas formas de hábitos. A palavra da vez é a globalização que envolve todas as esferas do setor humano: a tecnologia, as comunicações, os setores político e social, a moda, a cultura etc. Todas essas influências acabam interferindo no modo de ser de cada um e reflete nos modos de formação dos grupos que passam a configurarem-se cada vez mais plurais e diversos, com pretensões de convencer aos outros de que cada um com suas especificidades são sempre melhor que o outro. A complexidade surge como um novo paradigma que se bem coordenado pode ser um instrumento de fortalecimento das relações sociais, no entanto, se não for direcionado para a garantia da igualdade de todos pode-se cair na criação de guetos que podem tornar a sociedade em sub-divisões de grupos onde uma minoria se privilegia com as regalias arrancadas de uma minoria que são desprovidas dos direitos mais básicos para uma sobrevivência digna.
A escola pública tem então a função de oferecer um ensino que vá além da perspectiva discriminatória e de exclusão, oferecendo aos jovens uma educação universalizada onde o lema Educação Para Todos seja respeitado em todos os seus sentidos e que o direito de participação nas decisões da escola se estenda à todos os que fazem a comunidade escolar e que o ideário de democracia esteja presente nas práticas didáticas dentro e fora da sala de aula.
Sabemos que efetivar a ideia acima ainda é uma proposta que há tempos vem sendo perseguida pelos que acreditam na escola como principal instrumento de reforma da sociedade, uma vez que, se de um lado a escola prepara o jovem para a vida através da efetivação dos conceitos de cidadania, participação, democracia, autonomia, emancipação humana, profissionalismo, ação ética etc, por outro lado, o mundo globalizado cria um embate entre as propostas pedagógicas apregoadas pela escola quando intensifica a desigualdade social (colocando o ter acima di ser) e aumenta o desrespeito quanto aos direitos humanos, banalizando a violência e tornando o trabalho digno e direito do cidadão algo desprezível uma vez que os bens materiais podem ser adquiridos de modo ilícito.
A escola, como principal espaço de criação do saber, tem a obrigação de desenvolver currículos que vão de encontro com a situação cultural dos seus alunos. É preciso dialogar e não impor, é preciso conhecer o que o aluno tem a falar sobre as suas principais dificuldades de vida em sociedade, e mais do que tudo, é preciso transformar. Mostrar ao jovem que é através da escola que ele terá a oportunidade de mudar a situação em que se encontra.
(Texto Escrito na Disciplina Liderança e Gestão Para a Diversidade)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oficina de Construção do COM-VIDA (SEDUC-Ce)

Com o objetivo de acompanhar a Educação Ambiental na e construir a agenda ambiental na escola, a Seduc realizou o Encontro Preparatório de Monitores para as Oficinas de Construção de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Realizado no Hotel Praia Centro (Fortaleza-Ce) nos dias 18 e 19/10/10. O evento contou com representantes de escolas de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novos conteúdos para o ensino médio?

Os rumos do cotidiano de estudantes do ensino médio, dentro e fora das salas de aula, estão abertos à discussão. Hoje, o Conselho Nacional de Educação (CNE) recebe interessados em contribuir na elaboração do documento que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, com a previsão de ser homologado até o fim do ano pelo Ministério da Educação (MEC). Além de novos conteúdos que deverão integrar a organização curricular, a resolução – previamente elaborada pelo CNE – traz ainda o reforço de que o ensino médio deve ter o foco não apenas na continuidade dos estudos com o ensino de conteúdos previstos em vestibulares, como também na preparação básica para o trabalho, na formação ética dos estudantes e na relação dos fundamentos científico-tecnológicos com a prática.

Entre os novos conteúdos previstos para integrar a organização curricular dessa etapa de ensino estão educação ambiental, diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, valorização do idoso, música e cultura afro-brasileira e indígena.
Na verdade esse conteúdos já estão contemplados nos temas transversais.

E são assuntos cotidianos, de uma educação voltada para valores. Entrar no currículo é mais uma obrigação para que a escola prove para a sociedade todo o seu valor educacional.

Minha indagação é: será que é preciso mesmo homologar e discutir se isso é importante para o currículo do ensino médio para que a escola comece os assuntos a integrar a sua prática cotidiana?

Fonte:
http://blog.opovo.com.br/

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Feriadão em CANOA

Tudo pronto para a praia de Canoa Quebrada, a 150 quilômetros de Fortaleza, virar palco para os principais nomes do blues do País. O Festival Canoa Blues invade a praia no feriadão com sete atrações gratuitas. A abertura do evento é nesta sexta-feira, 8, às 21 horas, no Pólo de Lazer da praça principal de Canoa, com o paulista radicado no Ceará Felipe Cazaux, um dos expoentes do cenário independente local. Em seguida, o show continua com Marcos Ottaviano & Kiko Moura Project, que leva para os palcos o melhor do Blues, R&B, Rock e Country em performances instrumentais.

No sábado 9, o argentino Nicolas Smoljan, que já passou de mil apresentações ao vivo no mundo, encantará o público de Canoa com sua performance. Em seguida estão programados os shows dos cariocas Big Joe Manfra, guitarrista reconhecido no Brasil, e Taryn Szpilman, aclamada como a principal voz feminina do blues brasileiro. As apresentações também serão no Pólo de Lazer e abertas ao público, a partir das 21 horas. O encerramento será no domingo, 10, na Barraca Chega Mais, ao meio dia, com o vasto repertório da banda cearense Over Trio e do gaitista carioca Jefferson Gonçalves e banda.

AGENDA:

Oficinas
9 a 12 de outubro – Crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Icapuí terão aulas gratuitas de iniciação à gaita.
10 de outubro - Aulas de técnica circense em tecido, na Associação Canoa Criança.
10 de outubro - Aula show sobre a blues, com Roberto Lessa, no auditório do Polo de Lazer de Canoa Quebrada.

Shows
8 de outubro - Felipe Cazaux (CE) e Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP)
9 de outubro – Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ) e Taryn Szpilman (RJ)
Local: Pólo de Lazer
Horário: 21 horas
Entrada: Gratuita
10 de outubro – Over Trio (CE) e Jefferson Gonçalves e Banda (RJ)
Local: Barraca Chega Mais
Horário: 12horas
Entrada: Gratuita

Mais informações:
(85) 3133.7769 ou pelo site www.canoablues.com.br e twitter @CanoaBlues.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Canoa Blues 2010

Artistas nacionais e internacionais são atrações do evento. Responsabilidade social também é foco do festival

nicolasmoljanAcontece de 8 a 10 de outubro a terceira edição do Festival Canoa Blues, consolidando a praia como relevante centro de produção e difusão cultural.

É no contexto do aperfeiçoamento de ações de caráter ambiental, qualificação profissional e implantação de empreendimentos e serviços que vai ser realizado o terceiro Canoa Blues, festival reconhecido nacionalmente e que integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. Este ano, sete atrações, entre músicos locais, nacionais e internacionais, estarão no palco do Polo de Lazer, na praça principal de Canoa Quebrada, e no último dia na Barraca Chega Mais.

tarynsplitzmanA Associação dos Empresários de Canoa Quebrada e Conselho Comunitário de Canoa Quebrada (Asdecq) é a responsável por apoiar esses eventos, sempre visando o crescimento da região, que só vem a agregar pontos positivos. Além do Canoa Blues, a Asdecq também apoiou em setembro a realização do festival de cinema Curta Canoa. “São iniciativas que mudam para melhor o perfil sócio-econômico local e reforçam a participação de Canoa Quebrada no cenário turístico nacional”, diz José Ruy Barbosa, gestor da Asdecq.

Participam do Canoa Blues Felipe Cazaux (CE), Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP), Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ), Taryn Szpilman (RJ), Over Trio (CE) e Jefferson Gonçalves e Banda (RJ). A mistura de estilos será a marca do festival, que promete levar muita música no feriado prolongado.

Responsabilidade social
O Canoa Blues é parceiro do projeto Arte Como Indutora de Emprego e Renda e de Transformações Sociais em Icapuí (CE) e levará a cerca de 60 crianças e adolescentes da rede pública do município aulas gratuitas de iniciação à gaita, ministradas pelos educadores Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra e apoiada pelo Banco do Nordeste.

Cada criança receberá material didático e um instrumento gratuitamente. “É um compromisso social firmado em torno da cultura, envolvendo comunidade e produtores, no sentido de adicionar conceitos de cidadania, valorização humana e formação profissional aos princípios de turismo e lazer saudáveis”, diz o diretor executivo do festival, Luiz Carlos de Carvalho.

Já a arte-educadora Juliana Longuinho (RJ) levará à Associação Canoa Criança, em Canoa Quebrada, aulas de técnica circense em tecido. O festival Canoa Blues também será ponto de arrecadação de livros de gêneros diversos, para composição do acervo das bibliotecas mantidas pelo Conselho Comunitário de Canoa e da Associação Canoa Criança.

Serviço
Canoa Blues 2010
Shows: 8 e 9 de outubro – Polo de Lazer da Praia de Canoa Quebrada – às 21 horas / 10 de outubro – Barraca Chega Mais – às 12 horas
Oficinas: 9 a 12 de outubro (Icapuí)

Informações: (85) 3133.7769 / 3244.6728
http://www.canoablues.com.br/