quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

As Tentativas de Mudança

Os meus defeitos ainda são tantos diante do que quero alcançar, no entanto, aos poucos eles estão se apresentando e pedindo para serem transformados, clamando por uma renovação. Penso que os primeiros passos já estão sendo dados, há tempos venho com o propósito de melhoramento fazendo com que os empecilhos sejam superados.
Parece que alguns desses meus defeitos ainda insistem em permanecer e eis que é a partir dessa situação que se inicia a luta entre tudo o que venho fazendo para ser melhor e as antigas práticas que não me satisfazem. De todas as oportunidades que temos na vida, acredito que a de fazer a escolha certa é uma das poucas que ainda temos. Mudar significa ir em busca dessas perfeitas escolhas que podem se tornar uma busca constante. Buscamos ser felizes e está em paz com tudo o que nos rodeia. A vida em si já é uma dos mais emocionantes e inexoráveis desígnios que almejamos e que desfrutamos quando se tem a consciência de saborear cada detalhe que muitas vezes passa despercebido.
O compromisso da tentativa perpassa todo o caminhar rumo a um estado de perfeição, pois quando estamos convictos do que realmente precisa ser feito basta traçarmos as estratégias e deixar os pensamentos e as palavras transformarem-se em ações que serão o sustentáculo para uma vida mais virtuosa. Tentamos tudo, até o não tentar vira uma tentativa de esperar pelo imprevisto e mudar a dinâmica dos acontecimentos envoltos as relações entre pessoas agradáveis ou não, amadas ou amantes.
Sei que posso ser hoje melhor do que fui ontem e que tenho o dever de me transformar para assim tornar o mundo mais habitável, sem o ódio que corrói os corações inocentes, sem a vaidade que fere o íntimo dos fracos, sem o orgulho que maltrata os pensamentos dos que estão sedentos, sem a raiva que abala os que trazem a paciência, sem a maldade que atrasa a marcha dos que tem a consciência tranqüila e sem a hostilidade que inunda a gentileza dos humildes.
Espero que o que hoje estou expressando em palavras torne-se práticas habituais e que do plano que apenas almejo se transporte para o realizável para que entre quedas e acertos a possibilidade de renovação seja um instrumento da esperança.

Ancarlos Araujo (In: Cartas Para Ninguém. 04/Nov/2007)

Nenhum comentário: