segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Como Pensar o Que Se Quer???

Tenho refletido acerca do poder do pensamento e tentado fazer uma conexão entre pensar e atrair o que se deseja. A capacidade de plasmar uma realidade através dos desejos até então não concretizados pode constituir-se em exercício que para muitos só poderá ser possível se partir de uma fé consistente onde o querer deve está acima de qualquer possibilidade. O que acontece é que os desejos ao longo da caminhada da vida vão sendo abandonados e automaticamente surgem outros como que panacéias para tornar nossas vidas felizes.
Se formos dar vazão aos milhares de pensamentos que vão surgindo em nossas mentes e diante da multiplicidade de possibilidades que podem vir à tona, com certeza uma frustração latente vai se manifestar, pois a todo o momento estamos a produzir impulsos motivadores que nos incitam a agirmos e dessa forma sabemos que somos incapazes de realizar todos eles. Sei que a relação entre o pensar e o fazer pode ter alguma influência nas realizações da vida, no entanto, a contingência gera fatos, ou seja, a forma como eles se apresentam é fundamental para se conseguir o que se quer. Alguns acreditam que a própria realização desses fatos são decorrente do que os pensamentos plasmaram e consequentemente o tornaram possíveis, mas tenho lá as minhas dúvidas. Tudo vai depender de acontecimentos relativos que são típicos de algumas pessoas, mas que em outras está muito distante de acontecer.
A transformação interna, bem como os sentimentos pessoais, ou mais precisamente, a forma com que cada pessoa recebe os acontecimentos sem dúvida são dependentes das estruturas de pensamento que cada um vai cultivando ao longo da sua existência. Agora, o que me deixa em ponto de questionamento é o fato de que condições extrínsecas possam ser manipuladas por pensamentos intrínsecos, pois conforme acredito, os acontecimentos partem de fora para dentro do ser e não o contrário.
Podemos nos direcionar para um ponto que se refere à auto-sugestão, que é justamente a capacidade do indivíduo impetrar uma crença que passa a ser exercitada pelo pensamento e daí o sujeito muitas vezes passar a viver uma realidade que não é condizente ao que está acontecendo, e aí, como que de repente em um dado momento as coisas começam a ser relacionadas com o que queria que fosse.
Estabelecer uma meta e pensar em sua consecução sem deixar se desviar dos objetivos, é necessário sobretudo muito emprenho e determinação, uma vez que quando os esforços são grandes, os resultados não são imediatos. Portanto, mudar o ritmo da caminhada ou os meios de percorrer podem até ser precisos, mas temos que colocar em mente que o caminho deve ser o mesmo e consequentemente o destino deve ser alcançado.
Pensar o que se quer é imaginar-se usufruindo e agradecendo por tal conquista, é o mesmo que ocorre quando, de tanto querermos conquistar algo passamos a ter sonhos e acordamos confortados de prazer por ter tido as primeiras sensações merecedoras daquilo que já se tem. É vivenciar uma experiência que embora distante de acontecer já é possível visualizar os primeiros sinais que está próximo de chegar.
Portanto, pensar o que se quer é o primeiro passo que deve ser dado e daí em diante é preciso manter-se firme em seus ideais e disposto a arcar com as conseqüências que forem necessárias para se manter no esforço de querer realmente ser vitorioso.
Ancarlos Araujo 29/mar/08

Nenhum comentário: