quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Depois dos Trinta

No início tudo parecia não haver a necessidade de contabilizar os dias e transformá-los em anos bem ou mal vividos. Quando cheguei aos trinta confesso que me senti um pouco incapaz ou sei lá, no fundo eu sentia que muitos planos que não foram concretizados ficaram sufocados em meio a muitas realizações não esperadas.
Hoje estou prestes a completar dois anos que transcorreram todas essas sensações e sinceramente não sei bem ao certo se os caminhos trilhados no decorrer dessa existência poderão tornar-se estradas pavimentadas e estruturadas pelos fatos da realidade que a todo dia me chegam. Mesmo sabendo que tive quase tudo o que necessitava para poder ter feito algo mais, é justamente esse quase que está emperrado e que prende às possibilidades de novas ações.
Há alguns dias que uma idéia me persegue e ela tenta me mostrar que preciso esperar pelos acontecimentos e a partir desse instante fico a espreita da oportunidade de fazer vir à tona o que precisa ser realizado. De agora em diante posso até considerar essa nova fase da vida como um ritual de passagem que precisa ser sacralizado em todas as etapas para que a novidade chegue prontinha para ser refeita ou quem sabe até mesmo desconstruída, afinal, qual seria a razão de viver senão a oportunidade de poder fazer tudo de novo, de recomeçar e de continuar aquilo que precisa ser feito? Assim, passo então a agir de maneira tal que aquilo que me impressiona é o simples fato de está em contato com imprevisível.
Certa vez fui obrigado a externar uma frase que em uma parte estava explicitada alguma coisa que se referia aos “caminhos por onde andamos.” E hoje, depois de tanto tempo ainda fico a me perguntar qual seria mesmo o significado de tudo aquilo. Ou mais precisamente, o que estas palavras fariam sentido no instante presente. Penso que sou um viajante que encontra muitas dificuldades ao longo de sua trajetória, mas que aparentemente se contenta facilmente com a resignação que ainda lhe resta, ou quem sabe, que em algum ponto do caminho tem que parar um pouco e esperar até que as condições adversas sejam amenizadas a ponto de trazer encorajamento para poder seguir adiante.
Finalmente, o único presente que ganho no dia de hoje é a capacidade de voltar ao passado e trazer os bons momentos na lembrança e tentar não esquecê-los. Pode ser que outros instantes melhores ainda me esperem, por isso, deixo acontecer. Ou em determinados instantes, faço acontecer.


Ancarlos Araujo (In: Cartas Para Ninguém. 18/Set/2007)

Nenhum comentário: