É sempre difícil saber como se deve conduzir um curso de Filosofia no Ensino Médio. As questões com as quais todos os professores da área se deparam são, de modo geral, as mesmas. O que ensinar? Como ensinar? Qual a relevância do que vai se ensinar?
O ensino da Filosofia sempre criou um impasse: trata-se de exercitar o próprio pensar ou de apresentar o desenvolvimento das tradições filosóficas aos jovens alunos. Pensamos que forma e conteúdo não estão desvinculados. A seleção de textos e filósofos e o modo como estes são trabalhados têm implicação mútua. Para tanto, entendemos que um curso de Filosofia, como o de qualquer outra matéria, só pode ser considerado eficiente ou não mediante a prática.
Sendo a Filosofia naturalmente interdisciplinar, achamos interessante buscar o contato mais próximo com as demais disciplinas, procurando uma abordagem mais ampla do conhecimento e a formação do pensamento crítico, fundamental ao exercício filosófico.
No segundo bimestre do 1º ano do Ensino Médio (Centro Educacional Cenecista Luzardo Viana / Caucaia-Ce), visando introduzir a reflexão filosófica entre os alunos, tratamos do tema do conceito da VERDADE através da produção de jornais, partindo da sugestão de um capítulo do livro didático. As turmas foram divididas em equipes para o estudo do tema e a daí apresentarem suas reflexões em artigos e imagens consubstanciados em um resultado escrito.
Após a realização do projeto, os alunos puderam perceber que a Filosofia é um exercício permanente que não se esgota em posições já estabelecidas e que através de trabalhos como o que foi desenvolvido por eles a disposição para buscar a verdade reaparece com mais profundidade e a atividade filosófica pode ser vivida mais intensamente.
Ao término do segundo bimestre, além da apresentação dos jornais, foi feita uma avaliação escrita com a temática já estudada onde questões acerca dos capítulos do livro didático foram elaboradas como forma de fazer com que os alunos demonstrem que compreenderam a situação problema.
Por fim a questão inicial que foi lançada, o que é a verdade? Foi respondida de forma unânime pelos alunos como sendo algo que tem que ser buscada de forma permanente e que jamais pode ser capturada de uma vez. Através do exercício incessante do ato de pensar os alunos podem ser despertados para o interesse em encontrar verdades que se tornarão praticáveis em seu cotidiano.
Profº Ancarlos Araujo
O ensino da Filosofia sempre criou um impasse: trata-se de exercitar o próprio pensar ou de apresentar o desenvolvimento das tradições filosóficas aos jovens alunos. Pensamos que forma e conteúdo não estão desvinculados. A seleção de textos e filósofos e o modo como estes são trabalhados têm implicação mútua. Para tanto, entendemos que um curso de Filosofia, como o de qualquer outra matéria, só pode ser considerado eficiente ou não mediante a prática.
Sendo a Filosofia naturalmente interdisciplinar, achamos interessante buscar o contato mais próximo com as demais disciplinas, procurando uma abordagem mais ampla do conhecimento e a formação do pensamento crítico, fundamental ao exercício filosófico.
No segundo bimestre do 1º ano do Ensino Médio (Centro Educacional Cenecista Luzardo Viana / Caucaia-Ce), visando introduzir a reflexão filosófica entre os alunos, tratamos do tema do conceito da VERDADE através da produção de jornais, partindo da sugestão de um capítulo do livro didático. As turmas foram divididas em equipes para o estudo do tema e a daí apresentarem suas reflexões em artigos e imagens consubstanciados em um resultado escrito.
Após a realização do projeto, os alunos puderam perceber que a Filosofia é um exercício permanente que não se esgota em posições já estabelecidas e que através de trabalhos como o que foi desenvolvido por eles a disposição para buscar a verdade reaparece com mais profundidade e a atividade filosófica pode ser vivida mais intensamente.
Ao término do segundo bimestre, além da apresentação dos jornais, foi feita uma avaliação escrita com a temática já estudada onde questões acerca dos capítulos do livro didático foram elaboradas como forma de fazer com que os alunos demonstrem que compreenderam a situação problema.
Por fim a questão inicial que foi lançada, o que é a verdade? Foi respondida de forma unânime pelos alunos como sendo algo que tem que ser buscada de forma permanente e que jamais pode ser capturada de uma vez. Através do exercício incessante do ato de pensar os alunos podem ser despertados para o interesse em encontrar verdades que se tornarão praticáveis em seu cotidiano.
Profº Ancarlos Araujo
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