terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Na Estrada

A vontade de sair do cotidiano e vislumbrar novas paisagens em meio a sentimentos prazerosos nos impulsiona a pegar a estrada, muitas vezes como uma necessidade aventureira de desafiar o novo. Reconheço que eu já tenha feito de moto essa viagem duas vezes, mas desta vez era diferente, pois o desafio agora era encarar a estrada com outro tipo de companhia que não era a que eu já havia me acostumado. Ao invés da pessoa amada que está comigo em todas as empreitadas eu agora dispunha da solidão e embora fosse por pouco tempo eu estava disposto a encarar o desafio.
Como todas as vezes, a ansiedade é sempre a primeira da lista. Com a saída programada para mais ou menos cinco horas da manhã e com o despertador programado para me acordar meia hora antes, às duas horas eu já estava acordando em meio a trovões e relâmpagos que clareavam o quarto. A primeira certeza que estava latente é que eu iria me deparar com uma chuva ao longo do caminho, no entanto, tentei ser otimista ao ponto de não pensar em um temporal como vinha sendo anunciado. Diante disso, tentei me acalmar e deixar que o dia amanhecesse para que a realidade fosse enfim confirmada. Entre duas da manhã até o horário programado de levantar lutei com a ansiedade em meio a alguns cochilos descompassados.
Eis que no celular toca uma música que me surpreende justamente naquele momento em que estamos no sono mais profundo depois de ter almejado quase a noite inteira. Mas o que fazer? O dever me chama e a obrigação me convida. Após preparar a bagagem, que era pequena o que mais pesava eram as expectativas, e depois de beijar a pessoa amada com a promessa de que tudo daria certo e de que o retorno seria em breve, me disperso também do meu felino amigo que já tinha retornado da sua jornada noturna pelo condomínio. A saída foi pontualmente às cinco e meia, agora era só eu, a máquina, a estrada e um destino (Canindé-Ce).
O dia estava amanhecendo e os postes ainda permaneciam com as suas luzes acesas assegurando que se o sol não saísse a iluminação estaria garantida. Os pássaros timidamente cantavam mas ainda temerosos com a chuva que insistia em chegar. Poucos carros na estrada e na serra uma neblina fechada ofuscava a paisagem em meio a um sereno que pouco a pouco se aproximava à medida em os quilômetros se somavam. Juntamente com a música do vento, dentro do capacete uma seleção de músicas que vinham do meu celular se juntavam a alegria de desfrutar as belezas que a natureza proporcionava. Em Maranguape uma pequena chuva se fez em pouco tempo, mas o suficiente para deixar a pista enlameada e o tempo frio. Nas paradas de ônibus as pessoas esperavam suas conduções para os levarem aos seus trabalhos na esperança de que no final do mês seus salários lhes dêem sobrevivência.
A cada paisagem percorrida e à medida que o tempo ia passando novos sentimentos iam se formando e a felicidade de estar ali era empolgante. De repente uma parada à beira do caminho para um alongamento e para ter uma visão de todos os lados do lugar, aquele seria o único intervalo pois a partir dali a viagem seguiria até o destino. Porém ao se aproximar do ponto determinado, com o cessar do sereno, da água acumulada na estrada e ao pressentir o surgimento do sol não resisti em dar uma outra parada, desta vez para vislumbrar lá de cima a cidade com que planejei chegar e para aproveitar para registrar em fotos aqueles momentos que ficam na memória mas que com o tempo vai desvanecendo no esquecimento.
Enfim, o primeiro passo do que foi planejado estava concluído com êxito e agora eu tinha um desafio profissional a desempenhar e que eu não sabia bem ao certo o que iria encontrar, nem ao menos o local. Pedi informações e após a primeira tentativa lá estava a escola a que eu me destinava. A recepção foi calorosa e percebi algo em comum em todas as pessoas em que eu cruzava. Todas elas tinham um sorriso sincero e uma curiosidade em saber o que realmente eu os trazia. A reunião transcorreu em clima de um incessante debate construtivo e as metas traçadas foram conseguidas. Agora o segundo ponto da viagem estava concluído, restava portanto o terceiro e último a se realizar que seria o retorno seguro.
Já se passavam do meio-dia quando após o almoço, me despedi daqueles que me receberam tão bem e agora tinha que retornar. Mas antes de fazer isto eu teria que cumprir um gesto de graças e ao mesmo tempo fazer um pedido que fosse conduzido em paz até minha casa. Desloquei-me até a basílica de São Francisco para fazer minhas orações e ao mesmo tempo renovar minha fé e deixar pendente minhas esperanças em dias melhores. Já eram quase duas horas da tarde quando me preparei para pegar a estrada e em um posto de gasolina, vesti minha capa de chuva, pois ao olhar para o céu era notório o que eu iria me deparar. Liguei para a mulher amada que estava a me esperar e aflita com o que eu ainda iria passar e informei-lhe de que já estava saindo, ela como sempre me deu recomendações de cuidado e nos despedimos com a certeza de que em breve estaríamos juntos.
Após um café e em meio a uma oração peguei a estrada acompanhado de um sereno que em pouco tempo transformou-se em uma chuva que não demorou muito a cessar. Agora eu estava mais tranqüilo pois a volta não necessitava de tanta pressa e a única coisa que eu precisava fazer era aproveitar o prazer daquele instante. Duas paradas, uma para água e a outra para o abastecimento da moto foram necessárias para que precisamente as dezessete horas eu estivesse em casa com a convicção do dever cumprido, a mente acumulada de boas recordações e o desejo de já planejar novas viagens. É como dizem: “Voar não é para quem tem asas, mas sim para quem tem duas rodas”.

Ancarlos Araujo (In: Cartas Para Ninguém. 27/Jan/2008)

Nenhum comentário: