terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dez ilusões

Eu tinha tantas ilusões e acreditava piamente que um dia elas iriam se tornar realidades. Sempre vivia uma nova esperança diante de tudo aquilo que para mim era verdadeiro. Aos poucos a vida vai nos dando quedas que têm como objetivo testar nossas forças para que possamos criar uma forma de novamente subir, só que dessa vez mais invencíveis.
Eu acreditava tanto na esperança ao ponto de fazer planos para o futuro sem saber que o presente é que tem que ser vivido. Adotei sem querer dez ilusões que ficaram impregnadas no meu intelecto, más que posteriormente me frustraram:
1. Acreditei que a vida nunca iria prestar contas das minhas escolhas e que elas nem ao menos seriam preponderantes para o que sou e estou atualmente;
2. Pensei que iria conquistar tudo aquilo que um dia sonhei e hoje nem sei como distinguir sonho e pesadelo;
3. Esperava encontrar nas pessoas os mesmos sentimentos que por elas eu nutria;
4. Sentia um conforto espiritual pois não precisava me preocupar com as necessidades da vida, no entanto, me sinto invadido por uma grande perturbação;
5. Via-me cercado de pessoas que no momento em que mais precisei delas fui desprezado;
6. Tentei fazer o que de melhor pude e dar o que eu tinha de mais precioso e não fui reconhecido sequer pelo menor esforço que fiz;
7. Falei com muitas pessoas sobre tudo aquilo que elas queriam ouvir e escutei tudo o que tinham a dizer, por outro lado não tive sequer a atenção daqueles que mais precisei quando um grito de angústia estava preso em mim;
8. Desprezei os bens materiais em nome de uma crença no saber e nos dons que o conhecimento traz e hoje me sinto privado dos meios básicos da contemporaneidade;
9. Esforcei-me em corrigir os erros que cometi em nome de uma regeneração e o máximo que consegui foi tornar as coisas piores;
10. Busquei um autoconhecimento na tentativa de melhorar os meus atos e de me auscultar nos míninos detalhes nos instantes em que a dor se fazia presente e percebo que quanto mais mergulho no meu íntimo, sei menos do que preciso saber para ser o que sou.
Não sei ao certo o que posso esperar daqui em diante uma vez que a esperança não tem limitações, más prefiro acreditar que não tomarei uma postura pessimista uma vez que muitos acontecimentos ainda estão aguardando para vir à tona e o inesperado pode mudar o rumo das coisas.

Ancarlos Araujo. 16/Out/2007

Nenhum comentário: